quarta-feira, 2 de maio de 2012

FORUM PASTORAL – Padres vicentinos


No passado dia 30 de Abril, em Felgueiras, no Centro de Espiritualidade de Oleiros (Seminário de S. José), reuniram-se cerca de três dezenas de padres vicentinos (Congregação da Missão), de várias idades, para reflectirem sobre a temática da próxima Assembleia Provincial, cujo tema é “Fidelidade criativa à nossa missão e ministérios, seguindo a Cristo Evangelizador dos pobres”.
Para que este trabalho seja o mais real possível e leve a um projecto provincial encarnado na realidade em que vivemos, a sessão foi orientada pelo P. Manuel Barbosa, Dehoniano, e que, a partir da síntese das respostas das dioceses, congregações e movimentos do “Repensar juntos a Pastoral da Igreja em Portugal” apontou luzes, sombras e desafios para a Evangelização neste tempo.
O conferencista começou por apresentar alguns pontos de estudo qualitativo e quantitativo, a partir de um inquérito feito em 2009, sobre o que os portugueses pensam e sentem a respeito dos Religiosos. A conclusão é que objectivamente se sabe pouco dos religiosos, mas que se espera muito deles: coerência com o compromisso, mais integração na contemporaneidade e no mundo e elevada presença e intervenção na sociedade.
Posteriormente, e a partir de reflexões variadas sobre esta temática “Repensar a pastoral…repensar o que somos…”, sobretudo a do P. António Gomes Dias, redentorista, foram apresentados seis dinamismos como contributo dos carismas da vida religiosa para que a Igreja seja missionária e evangelizadora: “vencer a tentação do narcisismo, reavivar o seguimento de Cristo, superar a nostalgia da cristandade, desenvolver um modelo de Igreja comunitário e participativo, implementar o compromisso evangelizador e encontrar convergência de todos os agentes de pastoral e a participação coordenada de todos os carismas”.


Em jeito de conclusão, o P. Barbosa, afirmou que “tudo fará sentido se todos se mantiverem na essência do ser, no âmago da alma, no radical dinamismo do Amor, húmus dos dinamismos da Santidade, da Comunhão e da Missão”.
Na parte da tarde, as várias comissões provinciais (Missões, Paróquias, Formação e Centro de Espiritualidade) reuniram-se para partilhar caminhos feitos, reflectir e analisar métodos e dinâmicas e propor linhas de acção para o próximo ano pastoral.
Este foi o 2º Fórum de Pastoral. O primeiro, realizado o ano passado e no mesmo local, foi orientado por D. António Couto, o qual abordou a Carta dos Bispos “Para um rosto missionário da Igreja em Portugal”.

P. Agostinho Sousa, CM

Sem comentários:

Enviar um comentário