sexta-feira, 11 de maio de 2012

ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA

Anúncio da Missão Popular em Santo André




Depois de S. Teotónio e do Cercal, a comunidade de Vila Nova de Santo André será a próxima vai acolher a Missão Popular de 4 a 18 de Novembro. No fim-de-semana de 5 e 6 de Maio, em reunião com a comunidade e nas Eucaristias dominicais (Bairro Azul, Aldeia de Sto André e Igreja de Santa Maria) foi feito o anúncio deste acontecimento missionário nesta grande e extensa paróquia e cidade. Todos foram convocados para a Missão. A comunidade entrou em trabalho missionário, criando disponibilidade interior para aceitar e viver o desafio do Evangelho: “Permanecei em Mim e dareis muito fruto e sereis meus discípulos”, foi a tónica dominante do Evangelho do dia. A proposta de Jesus, uma vez mais, se tornou presente nesta comunidade.
O pároco e coordenador do Secretariado Diocesano da Pastoral (SCAP), P. António Novais, que presidiu às Eucaristias, apelou a todos para um empenho efectivo de todos, para uma preparação intensa, pela oração e pela participação nos momentos de reflexão e programação da Missão.
Um grupo de peregrinos de Fátima, ao partir de Santo André, na manhã deste domingo, assumiu esta intenção, que colocará nas mãos de Santa Maria. Por sua vez, a comunidade, recebeu a “Oração da Missão”, que vai ser rezada diariamente.
O próximo encontro de preparação será dia 5 de Junho, destinado à equipa responsável, aos animadores e aos donos das casas.


 Revitalização da Missão em Abela e S. Domingos



Passados quase dois anos depois da Missão Popular, as Comunidades de Abela e S. Domingos, de 6 a 13 de Maio, estão a celebrar a “Revitalização da Missão”. Mais do que recordar um tempo forte, esta semana, com um vasto programa, tem como finalidade ir ao encontro de todos, animar as Comunidades Familiares, ajudar a criar o gosto pela Palavra de Deus e a congregar as Famílias. Na Abela, começou com um “Terço vivo”, onde as crianças da catequese, catequistas, pais e a comunidade, se encontraram em oração. Um momento vivo e significativo para todos!
Do programa, fazem parte o encontro com as pessoas doentes, idosas e sozinhas, bem como a Festa das Famílias e da Comunidade. Para as crianças, foi escolhido o sábado, para um encontro alegre e formativo. A semana termina com a Procissão de velas, no dia 12, pelas ruas destas povoações, onde haverá vários pequenos altares, à porta de moradores, onde haverá meditação sobre a figura de Maria, mulher de fé e de compromisso.
Além destes momentos a comunidade de Abela, prepara-se para celebrar, no dia 19 de Maio, o centésimo aniversário do nascimento do seu antigo pároco, P. Hermano.
Acompanhando o P. Pedro Guimarães, o P. Azevedo e o P. Agostinho, participam de forma activa, as missionárias leigas Arlete e Henriqueta, de Lisboa, as quais, numa e noutra comunidade, participaram no Tempo Forte da Missão.

P. Agostinho Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário