quarta-feira, 30 de maio de 2012

Dons do Espírito




1. Dotados para o bem comum
Na última nota escrevi alguns pensamentos sobre o conceito de uma Igreja sinodal, isto é, uma comunidade de discípulos de Cristo cuja característica essencial é a comunhão e participação co-responsável de todos na construção de uma comunidade peregrina, a caminho da Jerusalém celeste. Este objectivo não é alcançável a partir de nós mesmos e muito menos individualmente. Todos os meios e pedagogias humanas são importantes, mas não bastam.

Já o Mestre dos Apóstolos o tinha dito, quando ainda estava com eles, antes da sua morte na cruz. Através do evangelista João (16, 12-13) sabemos o que lhes disse: «Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender por agora. Quando Ele vier, o Espírito da Verdade, há-de guiar-vos para a Verdade completa”.
Esta promessa foi cumprida e por ela surgiu a comunidade dos apóstolos missionários, através de cujo testemunho destemido surgiram muitas comunidades de discípulos pelo mundo fora e através dos tempos. A memória litúrgica do cumprimento desta promessa, do envio do Espírito Santo, celebramo-la neste domingo, no dia de Pentecostes, cinquenta dias depois da Páscoa.


Continuar a ler - Aqui - 

Sem comentários:

Enviar um comentário