domingo, 20 de maio de 2012

Animação Missionária


Missionários Portugueses nas Missões “Ad Gentes”

Celebra-se no próximo domingo a Festa do Pentecostes. Este acontecimento e a sua força fizeram com que Pedro e os seus Companheiros perdessem o medo e começassem a dar testemunho do Senhor Ressuscitado. Começaram em Jerusalém e partiram, levando o Evangelho a todas as nações.
Passaram quase dois mil anos. A história continua e o mandato continua a fazer eco na vida de muita gente, apaixonada por Cristo, e que parte para ser testemunha, para tornar presente a experiência da manhã de Pentecostes.
Saber quem somos, donde vimos, que fazemos também é interessar-nos pela causa, é ajudar os que estão no campo da missão, é sentir-se Igreja missionária.
Há poucos dias, a Obra Missionária Pontifícia, fez chegar às Dioceses uma informação sobre esta realidade missionária do nosso país. Partilhamos a notícia: “Os dados estatísticos mais recentes dos missionários portugueses a trabalhar nos quatro continentes revelam que, actualmente, existem 699 missionários, menos 84 do que em 2009. O Brasil é o país que acolhe mais missionários e missionárias consagrados (81), sendo Moçambique o destino mais procurado pelos missionários leigos. Na globalidade, África é onde está o maior número de evangelizadores portugueses (464) ”.
“Os missionários e missionárias leigos são neste momento em maior número (287), estando grande parte concentrada no continente africano (264), seguindo-se a América (18) e Ásia (85). O mesmo acontece com os missionários consagrados. Dos 203 homens, 116 estão em África, 54 no continente americano, 19 na Europa e 14 na Ásia. As mulheres missionárias (209) também preferem em primeiro lugar o continente africano (84), depois a América (53), Europa (51) e Ásia (21) ”.

Missionários da Diocese de Beja

O estudo apresentado não refere a proveniência dos missionários. Globalmente pode ser um pormenor mas, na realidade, o conhecimento da realidade missionária da nossa Diocese, tem muito interesse e é um desafio que nos propomos fazer. O Centro Diocesano Missionário, entre outras acções (missões, encontros, vigílias de oração, criação de grupos missionários), decidiu fazer um levantamento de todos os missionários/as da Diocese de Beja. Sabemos que há bastantes consagrados/as, religiosos/religiosas, leigos/as missionários/as, nascidos ou que fizeram a sua caminhada a partir do Alentejo, de modo particular, no território da diocese de Beja. Também sabemos que muitos deles estão ao serviço da Igreja, noutros lugares, noutros países ou continentes. Damos graças a Deus por eles e rezamos com eles!
Para que esta tarefa do Centro Diocesano seja coroada de êxito, solicitamos a todos os diocesanos (famílias dos missionários, párocos, conhecidos e leitores do Notícias de Beja) a fineza de nos contactar, dando-nos a conhecer o nome, a congregação/instituto e local de missão. Poderão fazê-lo através do endereço svpagostinho@gmail.com ou por correio para P. Agostinho Sousa, Rua José Francisco Beja, nº 5, 7 540 – 194 Santiago de Cacém. Agradecemos o interesse e a disponibilidade que vão colocar nesta iniciativa que, com a colaboração de todos, gostaríamos de ver concluída por ocasião do Natal. É uma maneira concreta de manifestar interesse pela Missão.

Centro Diocesano Missionário

Sem comentários:

Enviar um comentário