quarta-feira, 25 de setembro de 2013

RECOMEÇAR



Ao iniciarmos um novo ano pastoral, saúdo todos os cristãos e pessoas de boa vontade residentes na área da diocese de Beja, com os seus 17 concelhos (14 do distrito de Beja e 3 do Alentejo Litoral) e peço-lhes a atenção para estas breves considerações de um bispo preocupado com o bem de todos.

No próximo sábado, 28 de Setembro, a partir das 9,30 horas da manhã, chegam ao Centro Pastoral de Beja pessoas vindas de todas as paróquias, serviços e movimentos da diocese, para celebrar o XXXI Dia Diocesano, instituído pelo saudoso D. Manuel Falcão, que marca anualmente o reinício das atividades pastorais na diocese de Beja.

No ano passado abrimos o Sínodo diocesano, que está a decorrer. Por isso gostaríamos de contar com todos os membros do Sínodo e os colaboradores na vida e missão da Igreja diocesana. É um momento de encontro, de alegria e de planeamento do nosso ano pastoral. Por isso vamos com alegria para este encontro da família diocesana. O Bispo deseja ver-vos, saudar-vos e comprometer-se convosco.

1. Recomeçar
A 11 de Outubro de 2012 começamos um Ano da Fé, 50 anos depois do início do concílio Vaticano II, convocado pelo bom Papa João XXIII e que despertou na Igreja e no mundo uma onda de esperança. Dum ambiente fechado, cheio de temas e assuntos tabus passou-se a um ambiente primaveril na vida da Igreja, interessada em promover a paz, o bem-estar e o entendimento entre todos os povos, apesar da diversidade de culturas e de religiões. Voltou a sentir-se que Jesus Cristo veio para salvar toda a humanidade e a Igreja não pode adormecer sobre as suas certezas, mas torná-las perceptíveis e credíveis a todos, sem fanatismos, mas com muito amor.


Terá isto acontecido? Em que falhámos? Como reavivar o ardor da esperança, tornar o evangelho e a pessoa de Jesus próxima de todos, viver a alegria de sermos salvos?

De uma Igreja voltada para si mesma, para os seus problemas e questões internas a uma Igreja aberta aos problemas da humanidade, disponível para colaborar com todos os homens de boa vontade, apesar das legítimas diferenças, foi uma revolução copernicana, mais parecida com o seu Mestre e Senhor, Jesus Cristo, que veio para os pobres, os doentes, os pecadores, e não para os justos. Retomar o espírito do concílio e das origens é uma tarefa de sempre. Ver e agir com os olhos de Jesus, com a frescura, a fé e confiança dos padres conciliares, saber ler os sinais dos tempos e ser profetas da esperança, vencendo a tendência pessimista dos profetas da desgraça, eis o que desejo para a nossa diocese e os nossos colaboradores na missão, para esta Igreja em caminhada sinodal.

Será este o espírito e a atitude que reina entre nós, na Igreja de Beja? Onde estão as nossas dificuldades e omissões?


Sem comentários:

Enviar um comentário