segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Anúncio da Missão Popular em Relíquias e Colos

Nos dias 7 e 8 de Setembro as paróquias confiadas aos Milicianos de Cristo (Colos, Relíquias, Santa Luzia, Vale de Santiago, S. Martinho das Amoreias e Bicos) deram início a um tempo de Missão Popular que se prolonga até final do ano de 2014. “Paróquia: rede de comunidades” é lema que vai conduzir esta acção missionária.
No sábado, no encontro de anúncio da Missão, no salão das Irmãs do Bom Pastor, em Colos, participaram quatro dezenas de pessoas, vindas das várias comunidades. Orientou a reunião o P. Agostinho que apresentou o tema “O que é a Missão Popular”.

Em resumo, foi explicado que a missão é uma acção extraordinária feita na Comunidade paroquial, e que tem por finalidade, evangelizar a Comunidade de modo a que ela se torne evangelizadora e missionária, construindo no seu seio uma Igreja empenhada e responsável; despertar as forças evangelizadoras, latentes na própria Comunidade, de modo a que ela se torne a primeira e principal missionária nas tarefas da Missão; procurar que os leigos se tornem activos e participantes, dando-lhes, ao mesmo tempo, a consciência da importância, do lugar e do papel que eles podem desempenhar na evangelização e nos ministérios da Comunidade; educar a comunidade no sentido da justiça e da solidariedade, levando-a a descobrir respostas adequadas para os estados de pobreza e desigualdade existentes e que podem passar pela criação de um grupo de caridade se ainda não existir.
Foi feito um forte apelo para que todos sejam missionários; que trabalham como agentes importantes nesta acção de evangelização da Comunidade paroquial; que tomem consciência de que é o Espírito Santo quem actua eficazmente no coração de cada pessoa, para a renovar interiormente; que todo o dinamismo vivido em todo o processo da Missão é também obra d’Ele; que a missão só alcança o seu resultado se os cristãos da paróquia, interessados e empenhados nesta acção de Deus presente no seu meio, se unirem, aceitando colaborar como primeiros e principais missionários da sua própria evangelização.
No domingo, nas Eucaristias de Relíquias e Colos, a partir da liturgia da Palavra e dos símbolos apresentados, recordou-se que o cristão é chamado a seguir Jesus, a viver identidade missionária da Igreja, sentindo-se membro activo nesta rede de comunidades. No envio, com a oração pela Missão, fez-se um apelo à participação de todos os paroquianos nesta acção que é de todos e para todos.
A Missão Popular em Relíquias e Colos será de 30 de Março a 12 de Abril; Santa Luzia e Vale de Santiago, de 18 de Maio a 1 de Junho, e S. Martinho das Amoreiras, de 23 de Novembro a 8 de Dezembro.

P. Agostinho Sousa, CDM/Beja

Sem comentários:

Enviar um comentário