quarta-feira, 18 de setembro de 2013

A verdade e luz da fé



1. Papa responde a jornalista

O Papa Francisco não para de nos surpreender. No dia 4 de Setembro escreveu uma carta ao jornalista de La Repubblica, Eugénio Scalfari, que na edição de 7 de Julho e 7 de agosto do mesmo diário questionou algumas afirmações da encíclica Luz da Fé. Afinal a fé ilumina a razão ou escurece a inteligência?

Com o aparecimento do iluminismo no século XVIII difundiu-se a ideia que só a ciência e os seus métodos dignificam a razão e ajudam a descobrir a verdade. Neste caso a fé seria sempre sinónimo de obscurantismo. Mas a fé cristã não é um objecto possuído pela razão, mas uma relação com uma pessoa, que tanto melhor se conhece quanto mais profundo for o encontro. Isso exige sempre respeito pela alteridade do outro e humildade. Ninguém poderá reivindicar para si uma relação mais profunda e melhor conhecimento da pessoa com quem se estabelece o encontro.

Por outro lado, o Papa diz que a nossa relação com a pessoa de Jesus Cristo nasce e cultiva-se na comunidade da Igreja e por isso deve muito à família e ao ambiente em que crescemos.


Continuar a ler - AQUI - 

Sem comentários:

Enviar um comentário