sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Férias Comunitárias – Concelho de Mértola




Desde há muitos anos, no mês de Agosto as Paróquias do concelho de Mértola recebem jovens, da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição – Olivais Sul – Lisboa, para passar uma semana de “férias” comunitárias, uma missão de evangelização.
Este ano era um grupo de 13 jovens que se dividiram em dois: um foi para a localidade de Corte Sines - paróquia de Mértola e outro para a Paróquia de Corte do Pinto. A semana é passada ao jeito de Jesus, desprovidos de bens materiais onde o que predomina é o amor ao próximo e evangelizar através da palavra de Deus.
Os jovens passam a semana junto da população desde os mais novos aos mais velhos existe tempo e momentos para todos!
Agradeço esta bênção que Deus nos concede durante esta semana e peço muita força para este grupo e que sejam sempre iluminados pela Luz de Cristo.
Ana Cristina Colaço


Testemunho do Grupo
O nosso objetivo nas Férias Comunitárias é sempre oferecer aquilo que podemos: o nosso tempo e a nossa disponibilidade para escutar e para estar com todos os que se cruzam connosco nestas aldeias alentejanas. Dedicamos uma parte do nosso dia a rezar e a estar em grupo, refletindo temas relacionados com a fé (este ano, o tema foi “Os santos como exemplos”). E depois, fortalecidos com a Palavra e a oração, vamos ao encontro dos outros: das crianças, dos jovens e dos idosos.
Para esta missão, temos sempre a garantia de não estarmos sozinhos. Somos enviados por Deus para dar testemunho de Jesus Cristo. E, por isso, aquilo que nos esforçamos por pôr em prática não se trata de uma mera ação de voluntariado mas do próprio Evangelho.
Nesta semana, passada longe de casa, sentimo-nos muitas vezes postos à prova pelo cansaço e pelo calor mas esforçamo-nos por viver com simplicidade e humildade, longe das rotinas e do supérfluo. Assim, é-nos oferecida uma oportunidade para nos conhecermos melhor, a nós próprios e aos outros. Trata-se de uma possibilidade para nos aproximarmos de Deus e discernirmos aquilo que é a Sua vontade para nós.
No fim desta experiência tão cheia e rica, encontrámo-nos na Casa Paroquial de Mértola, para partilhar as experiências que vivemos e fazer uma avaliação pessoal e comunitária deste tempo de missão. A acompanhar-nos neste último fim-de-semana esteve o P. David, vigário paroquial, e a Irmã Fátima, missionária comboniana, que acompanham o nosso grupo na paróquia, e alguns outros jovens que não puderam estar presentes durante o tempo restante.
Voltamos a Lisboa marcados pelas pessoas que conhecemos, gratos pelos gestos bondosos que demonstraram, abrindo as portas das suas casa para nós. Marca-nos também os momentos de oração comunitários e os tantos momentos alegres que partilhámos.
Uma palavra de gratidão às comunidades que nos acolheram, em especial à Ana Cristina e aos priores de Mértola.
Grupo de jovens
Paróquia de Nª Sª da Conceição - Olivais Sul

Sem comentários:

Enviar um comentário