quarta-feira, 26 de junho de 2013

‘O essencial é invisível aos olhos’




O festival “Terras Sem Sombra”, da diocese de Beja, vai prosseguir no próximo sábado em Grândola com um musical para crianças, adaptado da obra “O principezinho”, de Antoine de Saint-Exupéry.


Em comunicado enviado à Agência Ecclesia, a organização do certame adianta que a obra, composta por Victor Palma, vai ter como “actores e figurantes” os alunos das escolas de Melides, Carvalhal e Comporta (Alcácer do Sal), com idades compreendidas entre os 3 e os 10 anos. Desde o início do ano lectivo, centenas de crianças daquelas três freguesias estiveram envolvidas num “projeto-piloto” integrado na 9.ª Edição do Festival que, para além de querer despertar os mais novos para a arte e da música, também procurou sensibilizá-los para a importância do respeito pela natureza.

José António Falcão, director geral do certame, sublinha que além da preservação da biodiversidade alentejana, uma das grandes apostas do Terras Sem Sombra desde que foi criado em 2003, o objectivo passa também por “garantir o acesso de muitas crianças à cultura e, particularmente, à música”. Neste caso, o meio escolhido foi uma adaptação da obra de Antoine de Saint-Exupéry, publicada há 70 anos. “Tal como a história do Principezinho, um menino que vive sozinho com a sua rosa no asteróide B612, nos deixa a mensagem de que ‘o essencial é invisível aos olhos’, também nós, através deste projecto, pretendemos demonstrar às crianças e à população local, que a cultura e o ambiente são fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade”, salienta o compositor Victor Palma.

A apresentação do musical, que será dirigido pelo maestro Nuno Lopes do Teatro Nacional de São Carlos, está marcada para as 21h30 no recinto de feiras do Carvalhal, na freguesia de Grândola. Com coreografia de Maria Luísa Carles, da Companhia Nacional de Bailado, o espetáculo contará ainda com as vozes do Coro Juvenil de Lisboa.

Beja, 25 Junho 2013 (Ecclesia)
D.R. - JCP

Sem comentários:

Enviar um comentário