terça-feira, 18 de junho de 2013

Dia Missionário Diocesano



Já tem dia e lugar. Será em Grândola, dia 19 de Outubro, no sábado anterior ao Dia Mundial das Missões. É dia diocesano. Tal significa que é de todos e para todos.
Para que seja um dia vivido por todos, os departamentos e secretariados diocesanos, os movimentos e grupos espalhados pela Diocese foram convocados pelo Centro Diocesano Missionário para um encontro que se realizou no passado dia catorze, no Seminário de Beja. Conscientes da dificuldade que existia de que muitos não poderiam participar naquele dia e aquela hora, mesmo assim, o encontro contou com a presença do Departamento Juvenil, que representou o Departamento da Catequese, do Secretariado da Educação Cristã, de representantes dos Cursos de Cristandade, da Mensagem de Fátima e da Legião de Maria, da presidente da Cáritas Diocesana, dos Irmãs Espiritanas e do Bom Pastor e do Grupo missionário paroquial de Colos e Santa Luzia.


Foi distribuída aos presentes a Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões. Foi feita uma pequena meditação sobre esta primeira Mensagem do novo papa, tendo-se realçado, entre outras, a seguinte afirmação: “ O impulso missionário é um sinal claro da maturidade de uma comunidade”.
Foi apresentada uma proposta com os objectivos para a vivência do Dia Missionário diocesano: partilhar experiências missionárias, criar espaço e tempo de aprendizagem de dinâmicas missionárias, envolver as paróquias que tiveram missão recentemente; dar a palavra aos jovens; fortificar a vontade de ser missionário em todos os ambientes e rezar com alegria.
Entre as actividades, foram propostas, um acolhimento com dinâmica de apresentação, um tempo de oração matutina, um encontro temático (Pedagogia da evangelização nos tempos que correm, a linguagem e a Mensagem, a Fé no dia a dia), atelier’s, com inscrição (testemunhos, dinâmicas: formar e organizar a missão ou grupos missionários; Jovens: partilha de experiências, incentivos, ir mais além) e, tempo de oração/Eucaristia. Poderão ser feitas exposições de trabalhos da Missão (cartazes e fotografias das missões), feira do livro para as Missões, mesa das Congregações e Institutos, com informação e propostas.



Trocaram-se impressões, deram-se sugestões, abriram-se caminhos. Em nome pessoal e de quem eram representantes, para além de saudarem a iniciativa, os presentes irão animar os seus grupos e sectores e quem deles depende para a participação e vivência deste dia. Foi sugerido como lema deste encontro diocesano, aquele que foi usado há algum tempo, para o dia das Missões: “Tudo, todos e sempre em Missão”.
Das catequeses às escolas, dos grupos de jovens aos movimentos de leigos, das paróquias às comunidades religiosas, todos estão convocados para o Dia Missionário diocesano.
A próxima reunião de preparação (em Beja ou em Grândola) ficou marcada para 7 de Setembro, às 15h00. Contamos com todos. Esperamos por todos!

Sem comentários:

Enviar um comentário