terça-feira, 9 de outubro de 2012

Vivência Missionária, no Arciprestado de Moura




Vila Verde de Ficalho encerra as celebrações dos 150 Anos da igreja de São Jorge

Entre os dias 28 de Setembro e 7 de Outubro a Paróquia de Vila Verde Ficalho encerrou as comemorações dos 150 Anos da Dedicação da igreja de São Jorge. No dia 28 de Setembro celebramos Eucaristia com vésperas e demos início ao grupo de catequese de adultos. No dia 29, participamos com toda a Diocese no início do novo Ano Pastoral em Beja e no Domingo, dia 30, foi a abertura deste mesmo Ano na Paróquia.

A terminar estas comemorações, tivemos a Renovação da Consagração da Freguesia ao Imaculado Coração de Maria e a Vigília Missionária a nível Arciprestal.

No dia 6 de Outubro pelas 21h00 teve lugar a procissão que conduziu a imagem do Imaculado Coração de Maria, por algumas ruas da nossa terra, que estavam devidamente engalanadas para o momento. Ao longo da Procissão, rezamos o Rosário meditado, tendo como base o esquema do Guião para o mês missionário.

Chegados à igreja de São Jorge, realizou-se um concerto Mariano e Missionário, com o coro inter-paroquial, com membros dos coros das Paróquias de Vila Nova de São Bento, Vila Verde de Ficalho, Comunidade de A-do-Pinto, coro infantil de Vila Nova de São Bento e uma criança da catequese de Ficalho. O concerto teve a Direção artística da maestrina Joana Valente, que dirige o coro de Vila Nova e à viola esteve o João Campaniço, de Vila Nova. O concerto contou também com uma encenação preparada pela maestrina Joana e representada por um grupo de escuteiros de Vila Nova de São Bento, que nos ajudou a recordar a Missão evangelizadora da Igreja e o contributo importante de Portugal, na época dos descobrimentos.

No dia 7, dia de Nossa Senhora do Rosário, tivemos às 16h00, o início da catequese da infância e às 16h30, a celebração da Eucaristia, cuja animação litúrgica esteve a cargo do coro inter-paroquial, seguida de procissão conduzindo a imagem do Imaculado Coração de Maria para o Nicho.

Chegados ao Nicho, o Senhor Padre fez a alocução, recordando a Mensagem de Fátima e a ligação a este Grupo da Imaculada, destacando também Maria como Mulher Missionária; Ela que levou Jesus pelas terras da Judeia continua hoje a trazer a mensagem do seu Filho às nossas terras.

Após o toque de continência, tivemos um lanche de confraternização no nosso Salão Paroquial. Um agradecimento a todos os que colaboram nestas celebrações. Que São Jorge e Nossa Senhora a todos proteja!

(enviado pelo P. Francisco Encarnação, pároco)

Sem comentários:

Enviar um comentário