quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Beja: Almodôvar vai acolher Dia Missionário Diocesano



Iniciativa incluída no plano pastoral 2012-2013 pretende favorecer «uma maior vivência da fé e do compromisso eclesial missionário e caritativo»


A Igreja Católica de Beja vai promover no próximo domingo, em Almodôvar, o Dia Missionário Diocesano, inserido no plano pastoral deste ano, que prevê o reforço dos fundamentos da fé cristã no meio das comunidades.

Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o padre Agostinho Sousa, responsável pelo projeto, adianta que o programa da iniciativa, “variado e interpelativo”, aposta sobretudo “nos mais novos”, através da “partilha de experiências missionárias vividas por grupos de jovens e do lançamento da Obra da Infância Missionária”.



Centrado no tema “Chamados a fazer brilhar a palavra da verdade”, o evento tem abertura marcada para as 11h00, no Centro Rodoviário de Almodôvar, e contará com a presença do bispo de Beja, D. António Vitalino.

A partir das 13h00, vai ser aberta uma “Feira Missionária”, cujo lucro reverterá a favor da construção de uma escola no Chade, país localizado no centro-norte de África e onde a maioria da população vive abaixo do limiar da pobreza.


Segundo o padre Agostinho Sousa, o Dia Missionário Diocesano é apenas uma das várias iniciativas que já estão em marcha na região, para favorecer “uma maior vivência da fé e do compromisso eclesial missionário e caritativo”, no meio das populações.

Desde Setembro - e até ao “início de Novembro” – “os 6 arciprestados” de Beja (Odemira, Moura, Cuba, Beja, Almodôvar e Santiago do Cacém) têm sido palco de diversas “vigílias missionárias de oração, reforçando laços e abrindo fronteiras para novas iniciativas”, realça o sacerdote.

Uma das atividades previstas passa pela criação de uma “corrente de oração que envolve os animadores, as comunidades religiosas, as paróquias, as catequeses e os movimentos”.

Outra consiste na “criação de grupos missionário paroquiais”, a partir da congregação de esforços “dos missionários oriundos da diocese, a trabalhar na sua área ou em outros locais de missão”

O responsável do Centro Diocesano Missionário destaca ainda as missões populares, umas que já decorreram, outras que “estão calendarizadas”, com equipas a serem preparadas para ir para o terreno “lançar o convite, porta a porta, a todos os moradores”.

As ações implementadas pela Igreja Católica de Beja, que também pretendem ajudar a preparar o primeiro Sínodo diocesano previsto para 1 de dezembro, não se esgotam apenas em propostas para as comunidades.

“Também para os animadores da comunidade estão previstos seis encontros de formação, para que todos possam crescer no conhecimento da verdade do Evangelho e dos ensinamentos da Igreja para melhor poderem transmitir e testemunhar a fé”, adianta o padre Agostinho Sousa.


Sem comentários:

Enviar um comentário