sexta-feira, 26 de outubro de 2012

I Jornadas Nacionais de Pastoral Juvenil em Fátima






Nos dias 19 e 20 de Outubro ocorreram em Fátima, no Centro Missionário da Consolata, as 1ªas Jornadas Nacionais de Pastoral Juvenil, subordinada ao tema: “Fé e Nova Evangelização” – “Ide e fazei discípulos” com mais de 250 participantes. Da Diocese de Beja estivemos 9 representantes.



Na sexta-feira foi conferencista o Doutor Alfredo Teixeira, sociólogo e docente da Universidade Católica Portuguesa, que reuniu e analisou os dados fornecidos, em forma de análise SWOT, pelos secretariados diocesanos de pastoral juvenil. Da análise, surgiu uma juventude mais aberta à religiosidade, nascem novas linhas de ação na cultura juvenil e uma necessidade de acompanhamento por parte da Igreja. O sociólogo terminou dizendo que “olhar o futuro é mais fácil se for acompanhado e a Igreja tem de ser lugar de encontro e acolhimento, mas também aberta à nova realidade da mobilidade”.



No sábado, o Pe. Riccardo Tonelli, Salesiano e especialista em pastoral juvenil, conseguiu cativar o auditório cheio. O sacerdote italiano chamou os animadores a falarem de Jesus aos jovens como “São Pedro falou ao coxo em vez de lhe dar dinheiro”. “O animador tem de conseguir «desmancar» o coxo, com palavras de Jesus, para isso é preciso ter “ouvidos de amor” para perceber os jovens.” O Pe Riccardo disse também as propostas para o serviço na nova evangelização: evangelizar como gesto de amor será evangelizar num correcto modelo de comunicação. Os cristãos são por vocação os anunciadores da esperança, por serem testemunhas da paixão de Deus pela vida de todos.



Pastoral Juvenil da Diocese de Beja

In Jornal Notícias de Beja, 25OUT2012

Sem comentários:

Enviar um comentário