domingo, 19 de fevereiro de 2012

Ver e prestar atenção aos outros


Quaresma de 2012


Mais um tempo de Quaresma, o espaço de 40 dias que antecedem a Páscoa, desde Quarta-feira de Cinzas até à Semana Santa. Para os cristãos é tempo de conversão ao essencial, espelhado na pessoa de Cristo, dando maior atenção aos tempos de oração, à prática da esmola e do jejum ou penitência.

Nesta breve mensagem evitarei as palavras austeridade, moderação, sacrifícios, penitência, que descrevem atitudes muito próprias da Quaresma, mas podem provocar o efeito contrário ou a indiferença e até mesmo indignação, pois estão muito gastas de tão repetidas, para além de muitos estarem a sofrer tudo isso na própria pele.

Vou inspirar-me na mensagem do Papa Bento XVI para esta Quaresma, que, por sua vez, se inspira num trecho da Carta aos Hebreus, que diz: «Prestemos atenção uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras» (Heb 10, 24). Neste sentido peço apenas para vivermos este tempo com um olhar mais atento a quem nos rodeia, sobretudo aos que mais sofrem, corporal ou espiritualmente, estimulando-nos mutuamente no amor e na prática das boas obras.

Nestes dias muito se tem falado do triplo homicídio da família Esperança de Beja, mas pouco se ouviu dizer acerca das causas e da prevenção ou cura deste e outros males que afetam as nossas famílias e a sociedade.

1. A atenção ao Outro e aos outros
Desde o nascimento dependemos dos outros e são eles que nos ajudam a crescer, em todos os aspetos da vida humana. Manter-se fixado em si mesmo é um comportamento egoísta, um desvio e uma doença. Abrindo-nos a pouco e pouco a quem nos rodeia, vamo-nos inserindo na família e na sociedade, para aí assumirmos as nossas responsabilidades.
Assim como a família se responsabilizou por nós, também somos chamados a sermos responsáveis pelos outros. Esta atitude humana é também profundamente cristã. Somos responsáveis uns pelos outros e por isso temos de prestar atenção a quem nos rodeia e zelar pelo seu bem corporal e espiritual.

Hoje fala-se muito da cultura de proximidade, de boa vizinhança. No fundo trata-se de cumprir aquilo que se chama o amor ao próximo, que começa pela atenção aos outros, a começar pelos mais próximos, mas sempre com um olhar de amor, de quem quer e deseja o bem do outro, e não com olhos de inspetor, de polícia ou de fiscal, à espera de apanhar alguém em falta. Se pusessemos em prática esta atenção ao próximo, ao vizinho, não aconteceriam tantos casos de cadáveres esquecidos nos apartamentos durante semanas e muitas misérias seriam prevenidas. Cultivar a boa vizinhança será um bom exercício quaresmal, não apenas para os cristãos, mas para todos os cidadãos.

Mas os cristãos têm motivos ainda mais fortes para cultivar esta atitude. Em Cristo formamos um só corpo. Se um membro sofre, está doente e não cumpre a sua missão, todo o corpo sofre com isso. Nenhum membro pode viver para si mesmo, mas para o bem de todo o corpo. Esta imagem do corpo, aplicada à Igreja e às comunidades cristãs, sobretudo nas cartas de S. Paulo, ilustra muito bem o comportamento que devemos ter.

Ninguém pode dizer que os outros não lhe dizem respeito. Temos de contribuir para o seu bem material, mas também espiritual. Por isso as obras de misericórdia são corporais e espirituais. Partilhar o pão material não basta. Ensinar os ignorantes e corrigir fraternalmente quem erra faz parte da vida cristã. Mas ao fazer isto, não é com arrogância que o fazemos, mas com um olhar humilde e cheio de compaixão e de misericórdia, à semelhança de Cristo no seu encontro com os pecadores e os doentes. Se nem sempre somos correspondidos, temos a certeza que não ficaremos sem recompensa. Se outra não for, fica o bem que nos fazemos a nós mesmos, pois mais vale dar que receber.

2. Integrar e integrar-se na comunhão e na comunidade eclesial
Um outro elemento importante da recomendação da carta aos Hebreus é que nos devemos estimular uns aos outros na prática do amor e das boas obras. Temos necessidade de nos apoiar mutuamente no caminho da perfeição e da santidade. Um santo não se faz sozinho. Precisa da graça de Deus que nos é transmitida através da comunhão eclesial, na oração, na vivência sacramental e na prática da caridade. Isto significa que temos necessidade de nos reunir como comunidade de fé.

A reunião comunitária por excelência é a Eucaristia dominical, mas também quando celebramos os outros sacramentos, como o Batismo, o Crisma, o Matrimónio ou participamos em alguma ordenação para o serviço à comunidade. Um grande testemunho de comunhão acontece também quando nos reconciliamos com Deus e a Igreja pelo sacramento da confissão e quando levamos o viático a algum doente, que já não pode deslocar-se ao local de culto da comunidade. Fortalece os laços de comunhão do doente e sua família com a Igreja, mas também da Igreja com os irmãos que sofrem.

O mesmo se pode dizer da partilha fraterna com os mais pobres. Mas sobre este terceiro ponto escreverei na próxima semana, comunicando o resultado da renúncia quaresmal de 2011 e dando orientações sobre o destino da renúncia desta Quaresma que agora começa, depois de consultar o Conselho Presbiteral, que se reúne esta semana.

Desde já a minha gratidão em nome dos pobres que ajudarmos com a nossa partilha fraterna e votos de uma Santa Quaresma de 2012, no caminho do nosso seguimento de Jesus Cristo, que se entrega por nós e por nosso amor até ao dom da vida, para que nós tenhamos vida em abundância.


† António Vitalino, Bispo de Beja

Sem comentários:

Enviar um comentário