terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Faleceu D. Manuel Falcão, Bispo emérito de Beja


Com sentimentos de amizade e solidariedade cristã comunico que na noite de 20 para 21 de Fevereiro adormeceu no Senhor, na casa episcopal de Beja, na sua cama, o nosso querido D. Manuel Franco de Oliveira Falcão. O seu corpo será velado na sé de Beja, a partir do fim da manhã deste dia 21, às 18,30 horas haverá celebração da Eucaristia, às 21,00 horas Eucaristia com o Ofício de Leituras e amanhã, dia 22, pelas 10,30 horas, solenes exéquias na Sé Catedral, seguindo-se o cortejo para o cemitério de Beja, onde será depositada a urna no jazigo dos bispos de Beja.
Confiando-o à sua oração e, caso lhe seja possível, a participação em algum dos momentos de oração comunitária junto à urna,
Subscrevo-me com amizade
† António Vitalino, bispo de Beja



D. Manuel Franco da Costa de Oliveira Falcão
Biografia

Nasceu na Freguesia de S. Mamede, Lisboa, em 10 de Novembro de 1922, filho de Manuel da Costa Falcão e de Maria Firmina Falcão. Após ter completado os estudos primários e secundários, tirou o Curso de Engenharia Mecânica do I.S.T. e entrou no Seminário dos Olivais em 1945.
Foi ordenado sacerdote a 29 de Junho de 1951 pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Gonçalves Cerejeira. Devido á sua grande cultura e poder de organização, tornou-se perito no âmbito da sociologia religiosa, e estudou a remodelação paroquial da cidade de Lisboa, organizou o Secretariado das novas Igrejas e presidiu à Comissão preparatória da reestruturação pastoral do Patriarcado de Lisboa.

Bispo Auxiliar do Patriarcado de Lisboa
A 16 de Dezembro de 1966 é nomeado Bispo auxiliar do Patriarcado de Lisboa, sendo ordenado Bispo em 22 de Janeiro de 1967, por D. Manuel Gonçalves Cerejeira. e tendo como co-sagrantes o Arcebispo D. António de Castro Xavier Monteiro, (Bispo de Lamego) e D. António de Campos, (Bispo Auxiliar de Lisboa).

Bispo de Beja
Por nomeação Pontifícia de Paulo VI, a 27 de Novembro de 1974 é nomeado Bispo Coadjutor com direito de sucessão de D. Manuel dos Santos Rocha, tomando posse a 22 de Janeiro de 1975. À resignação do Arcebispo-Bispo D. Manuel dos Santos Rocha, por limite de idade, a 8 de Setembro de 1980, D. Manuel Falcão passou a Bispo Residencial.

A entrada solene na Sé de Beja fez-se no dia 1 de Outubro, escolhido por ser início do ano pastoral e memória litúrgica da padroeira das Missões, Santa Teresa do Menino Jesus.
Na continuidade da acção anterior, impulsionou a evangelização da Diocese, especialmente por meio de missões populares de 15 dias, seguidas de visita pastoral às paróquias quanto possível de cinco em cinco anos. Um dos frutos destas missões foi a constituição de numerosas pequenas comunidades eclesiais de oração e catequese.
A sua acção foi caracterizada pela aplicação dos princípios científicos da Sociologia religiosa aos Planos e Programas de acção pastoral, ao mesmo tempo que prestou grandes serviços á Conferência Episcopal Portuguesa. Estabeleceu um diálogo crítico e objectivo com a sociedade, o que provocou respeito e admiração pela sua pessoa.
Em 1984 criou o Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja (DPHA) com a finalidade de dar a conhecer e proteger o património artístico e religioso da Diocese.

O Papa João Paulo II aceitou a sua resignação a 25 de Janeiro de 1999, ficando como Administrador Apostólico da Diocese até à tomada de posse de seu sucessor D. António Vitalino Fernandes Dantas, no dia 11 de Abril do mesmo ano.
Continuou a residir no Paço Episcopal de Beja, onde faleceu a 21 de Fevereiro de 2012.

Recolha SDMBeja

Sem comentários:

Enviar um comentário