terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Missões Populares e Ano da Fé


A Congregação para a Doutrina da Fé divulgou, no dia 6 de Janeiro, uma nota com as indicações pastorais para o Ano da Fé. A nota contempla todos os níveis da Igreja, desde o nível universal, das conferências episcopais, diocesano e a nível das paróquias, comunidades, associações e movimentos.

A nível paroquial, a referida nota, diz: “Será oportuno promover missões populares e outras iniciativas nas paróquias e nos lugares de trabalho para ajudar os fiéis a redescobrir o dom da fé abismal e a responsabilidade do seu testemunho, na consciência de que a vocação cristã é também, por sua própria natureza, vocação ao apostolado” (nº6) e ainda: “Deste modo se deseja que todo o povo cristão comece uma espécie de missão endereçada aqueles com os quais vive e trabalha, com consciência de ter recebido a mensagem da salvação para a comunicar a todos” (nº10).

Com a Carta Apostólica Porta Fidei, Bento XVI, convoca a Igreja para o Ano da Fé. “Este terá início a 11 de Outubro de 2012, no cinquentenário da abertura do Concílio Vaticano II, e terminará na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, a 24 de Novembro de 2013. Na referida data de 11 de Outubro de 2012, completar-se-ão também vinte anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica” (nº4).
A diocese de Beja, desde há muitos anos, tem apostado forte nas Missões Populares. Embora não seja o único meio de evangelização, são um tempo forte de catequese e de encontro com a comunidade, capaz de criar grupos de reflexão bíblica e doutrinal, através das assembleias familiares. Nesse sentido, e continuando a valorizar este meio simples de dinamizar as comunidades, o nosso Bispo, decidiu dar maior visibilidade a esta forma de evangelizar, trazendo para a Diocese uma Comunidade Missionária (Irmãs Espiritanas), organizando o Secretariado das Missões e fomentando a realização de Missões Populares e a formação de Animadores de Comunidades.
Mesmo antes das propostas da Congregação para a Doutrina da Fé, em vários lugares se marcaram e se preparam para a Missão Popular. Para este ano pastoral, estão previstas várias: S. Teotónio (Abril), Cercal do Alentejo (Maio), Boavista dos Pinheiros (Junho). Para o próximo ano já se encontram calendarizadas duas: Santo André (Novembro) e Vale de Água (Março). Há arciprestados que estão a reflectir sobre este desafio. Além disso, e para além do Encontro de animadores, em Santiago do Cacém, tem havido encontros de animação missionária nas paróquias em que houve Missão Popular recentemente (S. Domingos, Abela, Ermidas, Alvalade, S. Francisco).
Em S. Teotónio, para preparar a Missão (Fataca, Malavado e Azenha do Mar) um grupo de leigos, as Irmãs e o P. Abílio Raposo, estão a fazer uma experiência muito interessante, a qual poderá servir de exemplo para outras paróquias. Todas as semanas, desde Novembro, se reúnem para uma preparação séria e competente para este serviço de animador e dinamizador de grupos. Os temas apresentados versam sobre a Palavra de Deus, a Igreja, os Sacramentos, as verdades da Fé - Credo, e ainda, métodos para animar e conduzir um grupo. Além disso, há momentos de oração e de celebração.
A Missão Popular, no passado e noutras circunstâncias, é agora uma das propostas da Congregação da Doutrina da Fé, para viver o Ano da Fé e para viver a fé todo o ano. Sem menosprezar os outros caminhos e meios, torna-se necessário acolher, aceitar e desenvolver este desafio. As razões são simples: ir ao encontro das pessoas, ajudá-las a descobrir a descobrir o amor de Deus, a criar relação de amizade e fazer comunidade, a ler e a aprofundar a palavra de Deus. Claro que dá trabalho, exige empenho e cria compromissos. O exemplo da comunidade de S. Teotónio pode ajudar. Outros poderão experimentar e todos ficaremos a ganhar!

P. Agostinho Sousa
Secretariado Diocesano das Missões

Sem comentários:

Enviar um comentário