quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Consagrados da Diocese de Beja Festa da Apresentação do Senhor


Ó Maria, Mãe da Igreja, confio-te toda a vida consagrada, para que lhe obtenhas a plenitude da luz divina: viva na escuta da Palavra de Deus, na humildade da sequela de Jesus, teu Filho e nosso Senhor, no acolhimento da visita do Espírito Santo, na alegria diária do magnificat, a fim de que a Igreja seja edificada pela santidade de vida destes teus filhos e filhas, no mandamento do amor. Amém! (Oração do Papa Bento XVI a 2.2.2011 na oração de Vésperas com os Consagrados, em Roma).

Caríssimos irmãos e irmãs na vida consagrada,

Neste dia em que a Igreja celebra a festa da Apresentação do Senhor, desde há anos proclamado também dia da vida consagrada, faço minha esta linda oração do Santo Padre, proferida nas vésperas rezadas nesse mesmo dia, no ano passado, em Roma, com muitos consagrados reunidos na basílica de S. Pedro.

A vida consagrada é um dom precioso na vida da Igreja e nas igrejas particulares. Por isso agradeço a Deus a presença apostólica dos consagrados na nossa diocese de Beja. Têm carismas diferentes, que contribuem para o bem de todo o corpo eclesial.

Os dons agradecem-se, mas também se imploram de Deus e precisam de ser bem acolhidos e acompanhados na comunidade eclesial. Por isso peço a todos os meus diretos colaboradores para ter em grande apreço os consagrados, estar atentos às vocações que surjam, acompanhá-las no discernimento dos sinais de chamamento e orientá-las para os diferentes carismas.

Neste ano temos mais uma comunidade de vida consagrada, as missionárias do Espírito Santo, a residir em Zambujeira do Mar, composta pelas irmãs Maria Emília de Matos Vitorino (coordenadora da comunidade), Maria da ascensão Marques Lourenço e Maria Gorete Vaz Correia, cujo endereço e contato é o seguinte: Monte da Zambujeira, 7630-737 Zambujeira do Mar, tel. 283 959 221, email: espiritanasteotonio@sapo.pt.

Na diocese celebramos juntos este dia no domingo a seguir, este ano a 5.2.2012, no Seminário de Beja, começando o encontro às 15,00 horas com uma palestra do provincial dos Missionários do Verbo Divino, Pe. José Antunes. Segue-se a celebração da Eucaristia na capela do Seminário, com instituição de acólito do seminarista Luís Taborda Fernandes, de Grândola. O encontro termina com um lance partilhado.

Espero que todos possam participar e partilhar a alegria do testemunho da diversidade de dons.
† António Vitalino, Bispo de Beja
01 de Fevereiro de 2012

Sem comentários:

Enviar um comentário