sábado, 26 de novembro de 2011

Maria, Modelo dos que esperam a vinda do Senhor

Maria pertencia àquela parte do povo de Israel que na época de Jesus esperava com todo o coração a vinda do salvador.
Pelas palavras, pelos gestos narrados no Evangelho, podemos ver como realmente Ela vivia imersa nas palavras dos Profetas, estava inteiramente à espera da vinda do Senhor. Contudo, não podia imaginar como teria sido realizada esta vinda.


Talvez esperasse uma vinda na glória. Muito surpreendente foi para ela o momento em que o Arcanjo Gabriel entrou na sua casa e lhe disse que o Senhor, o Salvador, queria encarnar-se no seu ventre, por ela e através dela, queria realizar a sua vinda. Podemos imaginar a trepidação da Virgem Maria com um grande acto de fé, de obediência, diz sim: "Eis a escrava do Senhor". E assim, tornou-se "morada" do Senhor, verdadeiro "templo" no mundo e "porta" através da qual o Senhor entrou na terra.

Para esta vinda de Cristo, hoje, que poderíamos chamar "encarnação espiritual", o arquétipo é sempre Maria. Como a Virgem Maria conservou no seu coração o Verbo que se fez carne, assim cada alma e toda a Igreja são chamadas, na sua peregrinação terrena, a esperar Cristo que vem e a acolhê-lo com fé e amor sempre renovados.

Ó Maria,
Virgem da expectativa e Mãe da esperança,
reaviva em toda a Igreja o espírito do Advento,
para que a humanidade inteira
volte a pôr-se a caminho rumo a Belém,
onde veio e onde virá de novo para nos visitar o Sol que nasce do alto (cf. Lc 1, 78),
Cristo nosso Deus.
Amém.

Bento XVI

Sem comentários:

Enviar um comentário