terça-feira, 8 de novembro de 2011

XII Fórum Ecuménico Jovem em Lisboa


A alegria do dar e receber


‘Recebeste de graça, dá de graça’ foi o lema do XIII FEJ realizado a 5 de Novembro no Colégio S. João de Brito, em Lisboa. A organização foi da responsabilidade dos Departamentos de Pastoral Juvenil das Igrejas Católica, Lusitana, Metodista e Presbiteriana.
Como pano de fundo esteve a celebração do Ano Europeu do Voluntariado, evento que motivou a escolha do lema e dos temas dos workshops.
Tudo começou com um jogo de pistas para proporcionar um melhor conhecimento dos outros jovens e reflectir sobre o mundo de hoje e os desafios que são lançados às novas gerações. No fim do caminho, os cerca de 220 jovens pararam na ‘Tenda do Encontro’, um espaço de oração ao jeito de Taizé que esteve aberto todo o dia. Ali puderam escrever um compromisso que levaram para a Celebração.
A grande Celebração Ecuménica fez concluir a manhã com chave de ouro. O canto, a Palavra de Deus e o testemunho passaram pelo grande auditório. Após um longo momento de intercessão, esta Oração terminou com a fixação, numa longa faixa de papel de cenário, dos compromissos que os jovens escreveram na Tenda do Encontro.
O almoço foi partilhado e abriu um grande espaço de confraternização. Os workshops permitiram aos jovens encontrar testemunhos de voluntariado em instituições e grupos que apoiam pessoas excluídas ou fazem missão: Leigos para o Desenvolvimento, Pastoral Prisional, Irmãzinhas dos Pobres (Idosos), Jovens Sem Fronteiras, Juventude Hospitaleira, Comunidade de Sant’Egídio, Banco Alimentar contra a Fome, Loja Social, e XPTO – Voluntariado Escolar.
O momento final foi de festa, com o Concerto-Espectáculo, dirigido pelo Carlos Pedro e pelo Carlos Garcia, onde se misturaram as 18 músicas do II CD Ecuménico Jovem com apresentações criativas e testemunhos de jovens das Igrejas organizadoras.
O Marcador de Livros, entregue no fim do FEJ, obrigou os jovens a levar para casa a mensagem bíblica das Obras de Misericórdia: ‘Sempre que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim mesmo o fizestes’.

Tony Neves

Sem comentários:

Enviar um comentário