quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Onda missionária em Almodôvar

Nem a chuva fez desistir a comunidade de Almodôvar, Alentejo, do acontecimento em agenda. O último domingo, e também último dia, do mês de Outubro – o mês missionário – foi mesmo dia de celebração com particular acento missionário.
A comunidade deixou a sua igreja, espaço habitual para a celebração dominical, e veio até à central de camionagem para ali viver a festa missionária. Todo um gesto carregado de simbolismo vivido no lugar onde chegam e de onde partem tantas pessoas que no dia a dia por ali passam de autocarro. Naquele lugar foi celebrada a eucaristia, seguida de feira missionária e almoço partilhado.
Pretendia-se pôr a comunidade em onda com a reabertura da missão em Kaungula, Angola. Trata-se de uma missão que ficou praticamente destruída com a guerra e que agora os Missionários do Verbo Divino fazem todos os esforços para abrir de novo.
E foi bonito de ver a comunidade cristã de Almodôvar nesta onda. São estes sinais que nos dão ainda mais força para caminhar. Realmente uma comunidade cristã voltada para si mesma não tem nada de cristã; seria como a semente que fica em casa e que nunca poderá dar fruto.
P. António Leite, svd

Sem comentários:

Enviar um comentário