quarta-feira, 9 de novembro de 2011

S. Teotónio recebe missionárias espiritanas


No dia 30 de Outubro, a encerrar a semana de oração pelas missões, na Eucaristia dominical na igreja matriz de S. Teotónio, o Bispo de Beja, em concelebração com o pároco, Pe. Abílio, e com o provincial da Congregação do Espírito Santo, Pe. José Manuel, apresentou à paróquia a nova comunidade de Missionárias Espiritana, formada pelas Irmãs Maria Emília de Matos Vitorino, superiora, Maria da Ascensão Marques Lourenço e Maria Gorete Vaz Correia, que irão residir na casa deixada pelo Pe. Ximenes à paróquia, em Zambujeira do Mar.
Participou também todo o Conselho Provincial das Espiritanas em Portugal com a Provincial, Irmã Fátima Gama.
Na homilia o Bispo realçou a necessidade de uma nova evangelização no Alentejo, que exige também novos missionários e missionárias. Daqui partirá o novo relançamento missionário da diocese, na sequência de D. José do Patrocínio Dias e seus sucessores, com o ardor de grandes colaboradores, como foi o Pe. Ximenes neste concelho de Odemira.
A semana dos seminários, que começa a 6 de Novembro até 13, vem lembrar-nos esta necessidade vital da Igreja com o título de Formar pastores consagrados totalmente a Deus e ao seu povo.
Mas pastores que saibam colaborar com os leigos e os novos carismas e comunidades, pois o ministério ordenado é para servir e não para ser servido.
Para além da presença e do testemunho comunitário das Irmãs, as missões irão ser preparadas durante o mês de Novembro, sob orientação do Pe. Agostinho, da Congregação da Missão, e do Bispo, indo semear para o campo de missão já no mês de Dezembro, a começar por Sabóia, a paróquia mais a sul do concelho de Odemira, que se estende até às fraldas da serra de Monchique.
Seguiu-se um almoço partilhado nas instalações do Centro paroquial e depois a bênção da nova residência da comunidade religiosa em Zambujeira.
António Vitalino, bispo de Beja
In Notícias de Beja

Sem comentários:

Enviar um comentário