sábado, 3 de dezembro de 2011

DIMENSÃO MISSIONÁRIA DA IGREJA DIOCESANA DE BEJA


“Ide por todo o mundo e proclamai a Boa Nova a todos os povos” (Mat 28).
“Toda a Igreja é missionária, a obra da evangelização é dever fundamental do Povo de Deus” (AG. 1).
“A Igreja é por sua natureza missionária, porque o mandato de Cristo não é algo de contingente e exterior, mas atinge o próprio coração da Igreja” (RM 62).


Que passos vamos dar?

O Secretariado Diocesano das Missões (SDM), que está a ser constituído e, brevemente, será nomeado, propõe-se “despertar a consciência Missionária” nas terras da diocese de Beja, tendo como base a Palavra de Deus e os documentos da Igreja, nomeadamente a Evangelii Nuntiandi, a Redemptoris Missio e a Carta Para um Rosto Missionário da Igreja, em Portugal.
- Como partir em missão/fazer missão no lugar onde estamos? Como ser missionário na vida quotidiana?
- O que fazer para tornar este nosso mundo um lugar mais solidário e fraterno? Como continuar a missão que Jesus nos entregou?
São questões às quais se pretende dar algumas respostas. Mas para isso, precisamos e contamos com a ajuda de todos e de cada.

Porquê e como?

“Chegou (…) a hora da Diocese (...) se lançar na missão para além das suas fronteiras. É verdade que nós próprios temos ainda necessidade de missionários, mas devemos dar da nossa pobreza” (cf. Puebla, 368).
Portanto, as nossas comunidades eclesiais, apesar de sobrecarregadas com tarefas e muitas vezes contando com escassos recursos, devem “dar da sua pobreza” para a evangelização ‘ad gentes ou para as missões em outras regiões. Uma Igreja local não pode esperar atingir a sua plena maturidade eclesial e, só então, começar a preocupar-se com a Missão para além do seu território. A maturidade eclesial é consequência e não apenas condição de abertura missionária.

Objectivos e dinâmicas

- Enviar missionários/as (leigos) para regiões missionárias “ad intra” e até além das nossas fronteiras, “ad extra” e “ad gentes”.
- Fomentar o “ardor missionário” em todas as paróquias, seminários, grupos e movimentos, despertando a consciência dos sacerdotes, religiosos/as e leigos e o seu compromisso como baptizados.
- Nas paróquias, promover acções concretas de missão que nos façam ir ao encontro dos “afastados”.
Linhas de acção
- Fazer encontros de formação e animação missionária (paróquia/zonas/arciprestados).
- Divulgar a mensagem e testemunhos missionários através de todos os meios de comunicação da Diocese (Notícias de Beja, jornais ou folhas paroquiais, página da Diocese, página do SDM/OMP).
- A partir dos encontros de Animação Missionária, criar Grupos Missionários nas Paróquias GMP (carta dos Bispos, nº 21).
- Participar nas actividades de dimensão missionária, na Diocese, nos Institutos Missionários (ANIMAG, Missões Populares) e nos Encontros de âmbito nacional (Jornadas)

Estratégias e caminhos

- Despertar nos sectores da vida paroquial e diocesana, através de encontros de formação missionária, pessoas para o trabalho de organização e animação dos Grupos Missionários nas Paróquias (GMP)
- Preparar e celebrar a Campanha Missionária do mês de Outubro, através da formação de agentes e da distribuição dos materiais das OMP, bem como celebrar e dar a conhecer os Patronos das Missões.
- Promover, continuar e revitalizar o trabalho das Missões Populares e o intercâmbio missionário entre as paróquias.
- Apoiar e incentivar a Infância Missionária nas paróquias.
- Realizar celebrações de envio missionário.
- Promover e animar férias missionárias na Diocese ou fora dela (jovens)
- Fazer um levantamento dos Institutos, Congregações e Ordens presentes na Diocese e seu carisma
- Fazer um levantamento dos Grupos de Leigos Missionários a trabalhar na Diocese, Instituto a que estão ligados, seus responsáveis e actividades
- Fazer um levantamento de todos os Missionários, nascidos no território da Diocese e em Missão noutras paragens
- Criar, na internet, uma página de âmbito missionário
- Promover um encontro anual missionário (Jornada) para toda a Diocese

Um desafio permanente e urgente

Todos sentimos esta urgência do Evangelho, do “Ide…”, do testemunho. É um desafio para toda a Igreja, para a nossa Diocese.
Há paróquias que estão a dar passos para uma consciencialização para esta realidade. Algumas, nomeadamente nos Arciprestados de Santiago do Cacém e de Odemira já trabalham esta dimensão. Outras, preparam-se para o fazer, calendarizando Missões Populares (S. Teotónio, Sabóia e Santa Clara a Velha, Cercal do Alentejo, Boavista dos Pinheiros - Odemira, Santo André).
Ainda, em Santiago do Cacém, no dia 21 de Janeiro, das 10h às 17h, para Animadores das Assembleias Familiares e outros Animadores, realiza-se um encontro de Formação. Também em Almodôvar e Santa Clara a Nova, em 15 de Janeiro, está prevista uma acção de sensibilização missionária.
Crianças e jovens, adultos e anciãos, de todas as idades e nas mais diversas circunstâncias, todos podem ser missionários, dar à sua vida a dimensão missionária. Todos estamos convocados para a Missão!

Santiago do Cacém, 3 de Dezembro, dia litúrgico de S. Francisco Xavier
P. Agostinho Sousa, CM

Sem comentários:

Enviar um comentário