terça-feira, 3 de junho de 2014

ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA


A Missão Congrega e Dinamiza

A Missão Popular aconteceu em Sta Luzia e em S. Martinho das Amoreiras de 16 de Maio a 1 de Junho. As comunidades de Amoreiras-Gare e de Aldeia das Amoreiras também viveram este tempo de evangelização, bem como o pequeno e longínquo Monte de Corte Malhão que foi abrangido por acções da Missão (visita às famílias e Procissão de Velas, com reflexão e de oração).

São duas paróquias com uma população muito reduzida (Sta Luzia, +- 500 hab. e S. Martinho das Amoreiras, +-1.000). A idade pesa bastante e as distâncias entre as aldeias são consideráveis e os meios de transporte não abundam.
A imagem da Senhora das Missões, que ficara na paróquia de Colos, percorreu todas as localidades e arrastou atrás de si um número considerável de pessoas que, em caravana automóvel, fizeram questão de a acompanhar até à comunidade que acolhia, por uns dias, a Virgem Maria. Sendo o mês de Maio, em todos os lugares se rezou e solenizou o terço (prática que acontece, todos os anos, em cada comunidade) e fez-se uma Procissão de Velas, pelas ruas principais de cada aldeia.

Louvor da Manhã e Visitas às Famílias
Todas as manhãs, um grupo considerável de pessoas, juntou-se à Equipa Missionária, rezou Laudes e fez adoração ao Santíssimo Sacramento. Em todos os lugares, um grupo de visitadores, com os missionários, percorreu todas as ruas e lugares, mesmo os  mais distantes, entrou em cada casa, rezou com os seus moradores e implorou a bênção do Alto para a habitação e para a família residente. Foi uma acção muito linda e muito importante!
Houve bastantes idosos e pessoas doentes que aceitaram o Sacramento da Unção dos Doentes, mas o ponto alto destes encontros deu-se nos Lares de Sta Luzia e de S. Martinho das Amoreiras. A Imagem esteve presente nas duas Instituições. Direcções, técnicas e pessoal auxiliar empenharam-se de forma singular para proporcionar bom ambiente para as celebrações. Num e noutro local, houve gente do exterior que quis participar nestes momentos de festa e de graça.

Comunidades, Palavra, Família e Igreja


Em quatro noites, nas quatro igrejas (Sta Luzia, Amoreiras-Gare, S. Martinho das Amoreiras e Aldeia das Amoreiras), viveram-se celebrações temáticas: Encontro de Comunidades, a Palavra, a Família e a Igreja. Em Sta Luzia formaram-se duas comunidades (Pedras vivas e Um só coração e uma só alma) e em Amoreiras-Gare, constituíram-se outras duas assembleias (Pedras vivas e Crer para Ver). Umas e outras reuniram-se três vezes e, nas celebrações, estiveram presentes e animaram-nas com a leitura da Palavra, com sinais e gestos. Foram celebrações muito vividas e participadas: as pessoas queriam mais e tinham dificuldade em regressar as suas casas.
As poucas crianças que há nestas localidades também tiveram o seu momento: em Sta Luzia, na hora da catequese (frequentam a escola em Garvão) e as de S. Martinho, na Escola. Mesmo poucas, mostraram-se interessadas e capazes de, com a ajuda e estímulo dos adultos, participar mais activamente na vida da Comunidade.
Como já foi notícia, o dia arciprestal dedicado à Palavra, além de proporcionar o encontro com a Bíblia Sagrada, envolveu muitas pessoas que se disponibilizaram para acolher, para partilhar, para servir.



Celebração e Encerramento
O ano pastoral vai caminhando para a recta final. As seis paróquias confiadas ao cuidado pastoral da Comunidade dos Milicianos de Cristo, embora em etapas diferentes, estão a fazer a experiência da Missão. O mês de Maio terminou.
Apoiados nestas razões, e para criar espírito de comunhão e de participação entre as várias comunidades, programou-se uma celebração de encerramento da Missão em S. Martinho das Amoreiras. Todas as comunidades foram desafiadas a participar. Uma vez rezaram o terço durante o mês de Maio, todas elas foram convidadas a trazer a imagem de Nossa Senhora de Fátima. Responderam ao apelo. Desde as comunidades mais distantes até à comunidade anfitriã, todas trouxeram a imagem das suas Igrejas que se juntaram à imagem da Senhora das Missões. Ninguém faltou: Fornalhas Velhas, Vale de Santiago, Bicos, Foros da Caiada, Colos, Relíquias, Santa Luzia, S. Martinho das Amoreiras, Amoreiras-Gare e Aldeia das Amoreiras.
A sede da Associação Cultural e Desportiva de S. Martinho das Amoreiras acolheu a celebração e preparou-se, com dignidade e beleza, para acolher as centenas de pessoas que quiseram viver este momento de fé e de festa. Antes da Eucaristia rezou-se o Terço. Foi um Terço Vivo, muito participado pelas dez comunidades.
O momento alto, chegou: a Eucaristia de Encerramento da Missão, a Festa das Comunidades. Toda a liturgia da Solenidade da Ascensão do Senhor era apropriada ao momento: os textos, os cânticos, a participação, o envolvimento, tudo deu solenidade e vida à celebração.
No final da Eucaristia, fez-se uma homenagem à Mãe de Deus, Senhora da Evangelização, ao ser rezada a oração que o Papa Francisco compôs e colocou no final da Exortação Apostólica ‘Evangelii Gaudium’.
O encontro deste dia inesquecível terminou com um momento de convívio à volta das mesas, onde não faltavam as especialidades e doçarias locais. Depois da mesa da Palavra e da Eucaristia, a mesa da fraternidade e da partilha, completou a festa e fez cantar:“Todos os crentes viviam unidos” ou “Oh como é bom e agradável,viver juntos em harmonia”.


P. Agostinho Sousa, CDM/Beja

Sem comentários:

Enviar um comentário