sábado, 31 de maio de 2014

Missão @d gentes: Itoculo – Moçambique

Os batuques voltaram a soar e cantaram-se os Aleluias

Aleluia! Aleluia! Já ressuscitou Nosso Senhor Jesus Cristo! Em Itoculo-Moçambique, não foi diferente. Aqui, o tempo quaresmal foi passado sem o toque dos batuques, com mais simplicidade e renúncia mas, sinceramente, com pouco sacrifício. E porquê? A resposta é simples: quando se faz o que se gosta não é sacrifício nenhum.
Este tempo, é aquele em que o povo mais sofre a fome e a miséria. Por isso, rezam para que a chuva vá regando as suas “machambas” para que consigam produzir algum milho, feijão e amendoim que irá ser o sustento de todo o ano.


Renunciar para outros pobres é uma obra de Deus
Esta é uma região muito pobre. Mesmo assim, as comunidades organizaram-se e a renúncia quaresmal deste ano teve como destino a República Centro Africana: Um gesto de solidariedade para quem convive com a guerra e com a pobreza todos os dias. É comovente ver pessoas que mal comem a fazer a sua renúncia para outros pobres. É verdadeiramente uma obra de Deus.
Todas as sextas-feiras fazíamos a Via-Sacra com a comunidade local por um trajecto construído, para o efeito, pelo nosso pároco. A Via Sacra da Sexta- feira Santa foi bem regada com muita chuva. Apesar de um pouco molhados, a chuva foi uma bênção para o povo. 

Continuar a ler - AQUI - 

Sem comentários:

Enviar um comentário