domingo, 15 de junho de 2014

Ordenações sacerdotais em Beja


No próximo dia 28 de Junho, pelas 15h30, na Sé de Beja, serão ordenados presbíteros, os dois diáconos que estão ao serviço da Igreja diocesana:
- Diácono Luís Miguel da Costa Taborda Fernandes, natural de Grândola, da diocese de Beja e filho de Luís Taborda Fernandes e Maria Evelina da Costa, membros do Centro Missionário Diocesano (CDM/Beja). Como diácono, faz o estágio pastoral na paróquia de Ervidel e, recentemente defendeu a tese de mestrado: “D. José do Patrocínio Dias. O homem, o militar e o bispo restaurador da diocese de Beja (1884-1965) ”;
- Diácono Frei João António Gonçalves, natural de Rio Piracicaba, Brasil e membro do Instituto Milícia de Cristo. Desde que chegou a Portugal, faz parte da Comunidade Miliciana que cuida pastoralmente das paróquias de S. Martinho das Amoreiras, Colos, Relíquias, Santa Luzia, Vale de Santiago e Bicos, do concelho e arciprestado de Odemira.

Agradecer e implorar
As ordenações presbiterais são ocasião propícia para agradecermos a Deus o dom da vocação e implorar, com generosidade, que Ele continue a enviar operários para a Sua messe.
Vamos celebrar a grandeza e a beleza do sacerdócio de Cristo, partilhado e vivido pelos sacerdotes, ainda que vasos de barro! Sacerdócio que Deus quer continuar a partilhar com aqueles que continua a chamar: o Luís Taborda e o João Gonçalves; com todos os Seminaristas; com outros jovens que se possam sentir chamados por Deus, hoje mesmo e queiram dar um SIM alegre, disponível, generoso, feliz.


O seu testemunho assenta na vida, toda ela de paixão serena, sofrida, esclarecida e permanente pela fidelidade àquele em Quem pomos a nossa confiança -Jesus Cristo Nosso Senhor. Alimentado por um apreço grande à verdade e à santidade de vida, este testemunho vai levar os neo-presbíteros a cuidar, com muito amor, alegria e entusiasmo, a vida pessoal e o Ministério que vão receber. O Bom Pastor é o apelo, o modelo e a referência.

Viver com e para todos
A proximidade, o zelo, o amor a todos – a começar pelas crianças, pelos jovens, pelos doentes, pelos idosos, pelos pecadores, pelos pobres, pelos que se afastaram – são elementos a apontar os caminhos deste Ministério, a fazer parte do exame de consciência e da avaliação pessoal e pastoral e a motivar para a formação permanente, motivadora de um alegre espírito de comunhão, de uma serena fidelidade e de uma empenhada corresponsabilidade.
Que a Mãe de Deus e Mãe dos Sacerdotes, Senhora da Penha e Senhora Aparecida, proteja e acompanhe estes novos Sacerdotes, para todo o nosso Presbitério e para a nossa Diocese que está em Sínodo, escutando Deus e os homens e perscrutando os sinais do nosso tempo, na procura permanente por fazer a vontade de Deus.
P. Agostinho Sousa, CDM/Beja



Sem comentários:

Enviar um comentário