segunda-feira, 26 de maio de 2014

Formação Bíblica – Encontro Arciprestal



No âmbito do lema diocesano para este ano pastoral, o Arciprestado de Odemira, organizou um Encontro de Formação Bíblica. Aconteceu no dia 24 de Maio e teve lugar em Amoreiras-Gare, localidade onde está a decorrer a Missão Popular. O tema“Iluminados pela Palavra: A Bíblia na vida da gente” foi tratado porFrei Gonçalo José Gomes Figueiredo, Franciscano. Embora com algumas intermitências, a assembleia chegou às cinco dezenas de participantes, a maior parte vindos de Santa Luzia, Colos, Amoreiras-Gare e S. Martinho das Amoreiras. Entre eles, também estiveram representações de Odemira e Sabóia.
O salão da Associação para o Desenvolvimento de Amoreiras-Gare (ADA), estava alindado com a frase sugestiva ‘Nós somos as Pedras Vivas’ e enriquecido com a imagem da ‘Senhora das Missões’, a Estrela da Evangelização, Aquela em cujo seio a Palavra se fez carne.
Após a oração inicial, Frei Gonçalo Figueiredo, começou a desenvolver o tema em estudo e começou por mostrar o caminho a percorrer, colocando em destaque 3 figuras – S. João XXIII, S. João Paulo II e Bento XVI – e 3 documentos: Concílio Vaticano II - Dei Verbum (DV), Catecismo da Igreja Católica (CIC) e a Exortação Apostólica “Verbum Domini”. Para criar ambiente de escuta, o conferencista pegou no texto do Livro do Deuteronómio Escuta, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças” (6, 4-9) e explicou palavra por palavra, atitude por atitude, o modo como escutar a Palavra de Deus.
Com uma linguagem simples e incisiva, interagindo com a assembleia e apoiado em textos projectados em ecrã, o conferencista percorreu a Dei Verbum, nomeadamente os números que falam da Revelação (DV2), da Revelação e Tradição (DV9), da inspiração Divina (DV11), da interpretação e dos géneros (DV12), da excelência do Novo Testamento (DV18), da Palavra na vida da Igreja (DV21) e da Bíblia e Teologia (DV24).
O mesmo método e dinâmica foram usados na apresentação do Catecismo da Igreja Católica (nºs 50 a 141) e da Verbum Domini. Apoiado no pensamento de S. Jerónimo “Desconhecer a Bíblia é desconhecer Cristo”, Frei Gonçalo incentivou os presentes a saborear a Palavra e a deixarem-se cultivar por ela, de modo a que a vida e o testemunho, sejam expressão visível do Amor de Deus.
Por fim, foram expostos os caminhos da “Lectio Divina”. Explicada e assumida esta forma de rezar a Palavra, os participantes neste momento forte de escuta, de meditação e de estudo, sentiram que há um caminho longo a percorrer para que, como os discípulos de Emaús, aqueçam os seus corações com a explicação da Sagrada Escritura e se deixa que ela ilumine a vida.
Esta iniciativa arciprestal, necessária e fundamental, agradou a todos. Sugeriu-se que haja mais acções de formação bíblica e que estas sejam mais divulgadas para que mais pessoas possam participar neste banquete saboroso e suculento.

P. Agostinho Sousa, CM


Sem comentários:

Enviar um comentário