segunda-feira, 3 de março de 2014

Vivências Missionárias em Terras do Sado (I)



Cativar os jovens

Sou a Nádia, tenho 17 anos e vivo na cidade dos Templários. Pertenço ao grupo da Juventude Mariana Vicentina (JMV).Comecei o ano de 2014 a fazer missão no Pousal.

Obra Social do Pousal, pertencente à Santa Casa da Misericórdia desde 1983 prossegue o seu trabalho, constituindo uma resposta social aos casos de pessoas com deficiência de idade igual ou superior a 24 anos e quadros resultantes de paralisia cerebral, anoxia cerebral ou degenerescências neurológicas.
Além do trabalho dos técnicos e outros servidores, esta instituição, recebe voluntários que procuram conhecer melhor estas pessoas e dar um pouco do seu tempo livre, dedicando-o à causa do próximo. Muitos jovens da JMV já fizeram uma experiência de voluntariado e missão nesta casa.
Quando no dia 5 de Janeiro saí do Pousal pensei em tirar um mês para me dedicar ao outro. Este mês foi repartido os primeiros 15 dias foram passados em Ermidas e Alvalade na Revitalização da missão. Passei dias muito bons.
Foi uma experiência incrível, foi o descobrir novas culturas, foi o tentar entrar numa comunidade. Em ambas as localidades conseguimos fazê-lo. Além deste tempo de Missão ter sido bastante bom para estas duas paróquias foi porém também muito enriquecedor para a minha caminhada. Claro que nem tudo foi espectacular e o facto de ver que a população mais jovem não vai à Eucaristia, mexeu muito comigo. Os jovens têm de ser chamados e essa é a nossa grande missão. Todos temos o dever de os cativar.
Um dia espero voltar a estas terras e rever todas aquelas pessoas com quem me cruzei. Um muito obrigado a todos.

Nádia Patrícia, JMV - Tomar
Equipa Missionária de Ermidas e Alvalade

Sem comentários:

Enviar um comentário