segunda-feira, 10 de março de 2014

Experiência do sentido


1. Pôr-se a caminho e subir
Desde o nascimento até à morte a vida do ser humano é um contínuo estar em saída, trilhando caminhos cuja direção nem sempre se sabe e muito menos se compreende. Para muitos pensadores a vida não tem sentido, classificando-a até de absurdo, de seres condenados a ser livres, o que torna a própria liberdade um absurdo.

Mas entre o caminhar confiantes e com esperança de chegar a um fim feliz, há muitas experiências de avanços e recuos, entre antevisão alegre da realização plena e escuridão do desânimo da esperança perdida ou pelo menos cimentada de muitas dúvidas.


Essas núvens adensam-se sobretudo se os nossos objetivos de vida se baseiam apenas no progresso material e os horizontes têm os limites de uma economia de austeridade, de recessão, de montanhas intransponíveis ou de vizinhos que invejam e ameaçam o nosso bem estar, como podemos constatar no mundo global em que vivemos, mas de portas fechadas para acolher e integrar os outros, sobretudo os mais pobres, no mundo das nossas relações sociais.

Deixo estes breves pensamentos, que cada um pode aprofundar e aplicar à sua existência e ao quadro social e político em que vivemos, para propor uma alternativa proveniente de uma experiência da fé cristã, comprovada pela história, experimentada no presente por muitos que acreditam e ousam projetar a sua vida de acordo com essa fé, caminhando com esperança para um futuro com sentido, de realização plena do ser humano em todas as suas dimensões.

Continuar a ler - AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário