domingo, 9 de março de 2014

Missão em Sabóia e Santa Clara-a-Velha


Pela serra de Monchique


As paróquias de Sabóia e de Santa Clara a Velha e as comunidades de Luzianes-Gare e de Pereiras-Gare começam o tempo da Quaresma, ao ritmo da Missão Popular. Começa a dia 9 de Março e termina no dia 23, um domingo. Esta grande área está aos cuidados do P. Júlio Lemos, que também cuida pastoralmente da paróquia de S. Teotónio. Para o trabalho pastoral, estas terras contam com a presença próxima e comprometida da comunidade das Missionárias Espiritanas, composta pelas Irmãs Emília, Ascensão e Gorete.
No dia 8 de Março, dia da Mulher, a Imagem da Senhora das Missões, foi entregue a esta zona de Missão, trazida pelas Comunidades Paroquiais de Ermidas-Sado e Alvalade, que há pouco tempo viveram a Revitalização da Missão. Várias dezenas de pessoas, com o se pastor, P. Sales, acompanharam a Imagem até à Igreja de Pereiras-Gare, onde, com a comunidade local, celebraram a Eucaristia, muito viva e participada.
Após o porta a porta feito e vivido pelos missionários locais, foi dado a este tempo de missão o seguinte mote: “A missão parte do coração e dirige-se ao coração”. Missão, partilha, comunhão, são 3 vectores que vão ser cuidados e estarão presentes nestes 15 dias, para que sejam formadas verdadeiras comunidades “iluminadas pela Palavra e alimentadas com a Eucaristia”.

Programa vasto e englobante
Nos dias 22 e 23, D. António Vitalino, calcorreará os caminhos da serra de Monchique e animará na fé estes irmãos que vivem “no fim do mundo”, reunindo com as comissões, catequistas, serviços paroquiais, visitando o Lar e os doentes e presidindo às celebrações.
O programa é vasto e engloba acções e momentos nas 4 localidades, dirigidos a todos, de todas as idades e proveniências.
As Assembleias Familiares, as visitas às instituições de apoio às pessoas com mais idade e com mais dificuldades, o encontro com as crianças da Escola e da catequese, a meditação, compromisso e testemunho das verdades da fé, nas celebrações e sinais, passando pela vivência do mistério da paixão, morte e ressurreição, na via-sacra nas ruas, são pontos marcantes deste tempo de encontro com Cristo e com os irmãos.
A área das Comunidades de Pereiras-Gare, Luzianes-Gare, Sabóia e Santa Clara-a-Velha perfaz cerca de 415 Km2 e a população desta zona, não chega a 2.500 habitantes (Census 2011). As grandes distâncias e dispersão e a muita idade da grande maioria das pessoas são situações a ter em conta pela equipa missionária.
A oração de todos, a protecção dos santos padroeiros, a presença maternal da Senhora das Missões e a luz e força do Espírito Santo, ajudarão a superar dificuldades, tocarão os corações e farão com que este tempo de Missão seja um tempo de graça e bênção para todas as famílias destas terras perdidas na serra e, tantas vezes, esquecidas.
Deus, Pai e Amigo, sempre presente e atento às necessidades do Seu Povo, mais uma vez olha com bondade para estes seus filhos e propõe-se caminhar com todos, neste tempo de Missão.
P. Agostinho Sousa,

CDM/Beja

Sem comentários:

Enviar um comentário