quarta-feira, 12 de março de 2014

OMP - Secretariados das Missões



Encontro e Partilha

Já vem sendo hábito, a reunião dos Directores diocesanos dos Secretariados das Missões, em Fátima, na tarde da segunda-feira de Carnaval. Foi a 3 de Março, na Casa da Senhora das Dores que os representantes das Dioceses do Algarve, Aveiro, Braga, Beja, Guarda, Leiria, Lisboa, Portalegre-Castelo Branco, Porto, Santarém, Viana do Castelo e Vila Real se encontraram com o P. António Lopes, Director Nacional das Obras Missionárias Pontifícias. Nesta reunião esteve presente o P. Timoteo Lahane B., SVD, até há bem pouco tempo, Secretário-geral da Obra da Propagação da Fé.
Duas vezes por ano, estes momentos servem para partilhar a vivência missionária de cada diocese, suas realizações, dificuldades e atitude, bem como para projectar novas actividades, para dinamizar e estimular a caminhada de todas e para procurar por em prática a Carta Pastoral “Como Eu vos fiz fazei vós também” e a recente exortação apostólica “A alegria do Evangelho”.

Viver a Missão
Cada um dos presentes partilhou o muito ou o pouco que foi feito na sua diocese. Nem todas têm o mesmo ritmo por razões várias:
Algumas delas, não se sabe como estão a viver a Missão, uma vez que ainda não foi nomeado o director deste serviço ou este não pôde estar presente em qualquer das reuniões; Noutros casos, a sobrecarga de trabalhos dos directores (muitas paróquias ou outras tarefas diocesanas) não lhes permite uma disponibilidade para uma maior animação missionária; Outras, estão a ser dados passos para a constituição dos Centros Missionários, para que não haja apenas o director mas um grupo de trabalho.


Outubro Missionário e Dia das Missões
Todos os directores se pronunciaram sobre o material do Dia das Missões, sua importância, seus conteúdos, distribuição e procura. O modo de o fazer chegar às paróquias e comunidades, mesmo sendo diverso (nas reuniões de arciprestado, nos dias diocesano, etc.), em alguns casos, fica esquecido nas sacristias e não chega a ser usado. Além de não servir a ninguém, foi um gasto desnecessário.

Continuar a ler - AQUI - 

Sem comentários:

Enviar um comentário