quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Emigrantes responsáveis


1.   Formação e responsabilidade
Na semana passada tive oportunidade de participar numas jornadas de formação dos agentes pastorais de língua portuguesa na Alemanha e na Suíça, cerca de 45 pessoas, e em celebrações da fé com procissões de Nossa Senhora de Fátima em três comunidades das missões portuguesas de Basel e Luzern, na Suíça. Nas jornadas refletiu-se sobre a catequese familiar em ambiente de emigração e sobre as relações das Igrejas dos países de origem e de destino dos nossos emigrantes. Tivemos também oportunidade de ouvir falar dos novos emigrantes, famílias jovens com filhos, que procuram as nossas missões, sobretudo para aí terem o apoio na formação religiosa das crianças.

Soube que a percentagem de emigrantes de origem portuguesa na Suíça aumentou 20% neste ano, ultrapassando já bastante as duas centenas de milhar. Sendo um país pequeno, montanhoso, rico e bem organizado, os nossos emigrantes também dão um forte contributo para isso.


No curto espaço de tempo, em fim-de-semana, pude observar várias comunidades católicas em funcionamento. Conselhos pastorais bem estruturados, com pessoas responsáveis em todos os setores, liturgia, catequese, economia, cultura, etc. Porque a área das missões é muito extensa e os sacerdotes e outros agentes pastorais têm de assistir várias comunidades, estas estão organizadas de tal modo que os padres se podem dedicar mais à celebração da fé e à formação dos colaboradores.

Continuar a ler - AQUI - 

Sem comentários:

Enviar um comentário