segunda-feira, 28 de outubro de 2013

“A Palavra de Deus para todos”



Este lema deu a tónica à celebração missionária vivida no último domingo de Outubro, em Almodôvar. Este encontro de cariz missionário, animado pela comunidade dos Padres Verbitas que prestam serviço pastoral em todo o concelho de Almodôvar, realiza-se há alguns anos e envolve todas as paróquias. Durante o ano, há um projecto missionário que é proposto às comunidades e que envolve várias componentes: a oração pela missão, trabalhos manuais para uma feira missionária e a partilha para missões concretas. Este ano, o produto conseguido na celebração e na venda realizada irá ser entregue à missão de Chinaua, em Moçambique para ajudar a financiar uma edição bíblica. Daí o lema desta festa missionária que se viveu no Centro Coordenador de Transportes e que teve como ponto alto a Eucaristia.
Na concelebração participou uma assembleia de mais de 250 pessoas. Nesta assembleia notava-se a jovialidade e o colorido emprestado pelas crianças que envergavam as cores dos 5 continentes. Como nota de universalidade, destacou-se a feliz coincidência de haver nesta reunião de família, pessoas naturais da Europa, da Ásia, da América e da África. O presidente da Câmara Municipal encontrava-se entre os membros da assembleia.



A Eucaristia foi presidida pelo pároco moderador, Pe. Joaquim Valente e como concelebrantes encontravam-se os padres da equipa sacerdotal, P. Manuel Abreu e P.Pradeep Kumar Kullu, bem como os padres Floriano e Glorio, SVD, vindos de Lisboa, com alguns estudantes de teologia. Marcou presença o Pe. Agostinho, animador diocesano da pastoral missionáriaA partir das leituras, a homilia foi orientada para a escuta atenta da Palavra e para a necessidade do estudo da mesma, em todos os lugares e por todas as pessoas. “Guardar a Fé”, a exemplo de Paulo, é um desafio constante para cada baptizado. O ofertório, com símbolos, marcou a tónica do compromisso e da entrega.
No final da missa, o Pe. Agostinho, manifestou o desejo de começar, no próximo ano, uma Missão Popular na zona pastoral de Almodôvar.
Após o encontro com o Senhor, houve um almoço convívio para quantos quiseram participar e pelas 15 horas na Igreja Matriz foi realizada uma sessão missionária que culminou com um momento de oração comunitária.

P. Agostinho Sousa, CDM/Beja



Sem comentários:

Enviar um comentário