terça-feira, 9 de julho de 2013

Ordenação sacerdotal e Bodas de Prata



“Ide e ensinai”

A Igreja diocesana de Beja, neste último domingo, ficou “mais rica”: foi ordenado sacerdote o diácono José Manuel Bravo Valente, natural de Moura. Foi uma celebração vivida e de grande comunhão entre todos. Também, nesse dia, o Pe. Manuel António, natural de Beja, celebrou os seus 25 anos de sacerdócio. O neo-sacerdote viveu os últimos dois anos em Grândola, onde o Pe. Manuel António é pároco.
A celebração, presidida por D. António Vitalino, Bispo de Beja, contou com a participação da maioria do presbitério de Beja, estando ainda presentes alguns sacerdotes de Évora e do Algarve, bem como professores da Universidade Católica.
As gentes de Grândola e de Moura, os amigos e familiares, vindos de perto e de longe, encheram a catedral. Todos quiseram associar-se à alegria dos dois sacerdotes e, com eles, agradecer a Deus o dom do sacerdócio.
A liturgia própria do dia veio ao encontro do momento celebrativo que se viveu. Além do envio dos 72 discípulos, apontava para as qualidades dos enviados e para as dificuldades que estes iriam encontrar ao levar a grandenotícia a comunicar, com pronta mansidão, alegria e simplicidade de coração: «Está perto de vós o Reino de Deus» (Lc.10,9). Neste contexto de anúncio, de envio, de missão ao longe e ao largo, apraz-me citar S. Francisco de Assis, quando falava aos seus irmãos: “Ide e ensinai com o vosso testemunho. E, no caso de ser preciso, direis também alguma palavra”.
P. Agostinho Sousa, CDM/Beja


Sem comentários:

Enviar um comentário