segunda-feira, 29 de julho de 2013

S. Francisco da Serra acolhe Grupo Missionário


De 27 de Julho a 4 de Agosto, o Grupo Ondjoyetu da diocese de Leiria-Fátima veio até S. Francisco da Serra (Santiago do Cacém) para fazer uma nova experiência missionária. São dez elementos: o P. David Nogueira, director diocesano da acção missionária, a Irmã Susana (mexicana), o Diamantino, a Júlia, a Helena, a Deolinda, a Ana, a Rita, a Elsa e o Diogo. De várias idades, casados e solteiros, deixaram as suas famílias e vieram até ao Alentejo Litoral para testemunhar a alegria de ser enviado a anunciar Jesus Cristo, a fonte da nossa alegria.
Todos os anos, por ocasião do Verão, alguns elementos do Grupo, depois de uma formação e preparação são enviados para uma zona do Alentejo. Já foi no Alto Alentejo, noutras paróquias e agora é em S. Francisco da Serra. Estão sediados na Associação de Cruz João Mendes.
Durante o dia, o contacto com as pessoas, nas suas casas ou nas ruas, a visita a doentes e a pessoas de idade, no Centro de Dia ou no domicílio são a actividade predominante. Com a gente nova e os adultos, à noite, nas três localidades da freguesia (Cruz João Mendes, Roncão e S. Francisco) há encontros, celebrações e vigília missionária. Santiago do Cacém (Cercisiago) e Santra Cruz (Centro de Dia das Ademas) também beneficiarão da presença do Grupo.
No dia do encerramento desta acção missionária celebrar-se-á a Festa da Senhora do Livramento, nas ruínas da Ermida, com Eucaristia e convívio.
Nos encontros com as pessoas, o testemunho da fé e a vivência da comunidade são pontos fundamentais para a partilha. O despertar da consciência missionária em cada baptizado pretende fazer desabrochar disponibilidades para a Missão, no nosso meio ambiente ou em outras paragens.
P. Agostinho Sousa,
CDM/Beja


Sem comentários:

Enviar um comentário