segunda-feira, 30 de abril de 2012

Junto ao mar, em Missão




Para além das longas e verdejantes planícies, a Diocese de Beja estende-se até ao mar. Foi nesta área de sol e trabalho que aconteceu a Missão Popular, mais concretamente, em Azenha do Mar e Malavado, ambas pertencentes à Paróquia de S. Teotónio.
Após vários meses de preparação dos Animadores, a 15 de Abril, domingo da Divina Misericórdia, deu-se o envio da Equipa Missionária, bem como das imagens de Nossa Senhora de Fátima e do Rosário e foram acolhidas pelas populações, com alegria e oração.
Estas duas localidades não têm igreja ou capela. Foi numa garagem e numa sala da comissão de moradores, cedidas para o efeito, que as comunidades se reuniram e celebraram a sua fé. Azenha do Mar, vive da pesca e de algum turismo e é uma aldeia pequena, bastante concentrada, pois todos são vizinhos; Malavado, é mais interior, com campos extensos, vive da agricultura e as casas estão mais espalhadas. Aqui, mensalmente, celebra-se a Eucaristia, no balneário do campo de futebol; na Azenha, não há memória de qualquer serviço religioso, embora haja uma catequista que, em sua casa, vai ensinando os mais pequenos a conhecer o caminho de Jesus.
Depois do “porta a porta”, nos contactos com as pessoas, e da preparação dos locais onde permaneceram as imagens, deu-se início à semana das comunidades e da visita aos doentes. À noite, as pessoas acorriam às casas ou espaços de reunião e, em ambiente de festa e de reflexão, foram acolhendo os temas que, os Animadores, foram partilhando e desenvolvendo. O pároco, P. Abílio, e o P. Agostinho, por sua vez, visitavam os grupos que, à luz da Palavra de Deus, iam descobrindo as maravilhas de um Deus que é Pai, que nos deu o Seu Filho, que nos faz uma só família, a Igreja, de quem Maria é Mãe. Aos poucos, como os discípulos de Emaús, os corações foram aquecendo e descobrindo Aquele que ressuscitou e está vivo. Vários foram aqueles que adquiriram a Bíblia.
A oração diária – Laudes ou Vésperas, com Exposição do Santíssimo – feita na Comunidade de S. Teotónio, também ajudou a preparar o terreno e a rasgar caminhos. As comunidades foram crescendo e o ambiente foi de acolhimento, de alegria e de empenho.

Continuar a ler - Aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário