segunda-feira, 30 de abril de 2012

2º Encontro de Formação de Animadores


Decorreu, em S. Teotónio, o 2º Encontro Diocesano de Formação de Animadores. Marcaram presença de três dezenas: Sabóia, Grândola, Colos e Santa Luzia, Cercal do Alentejo e de S. Teotónio, estas últimas acompanhadas pelos respectivos párocos. A realização da assembleia diocesana da Cáritas e outras programações familiares ou paroquiais, privaram alguns animadores de participarem.
O tema de estudo foi orientado pelo Provincial dos Padres Vicentinos, P. Álvaro Cunha, que desenvolveu, em três módulos, a Carta dos Bispos Portugueses “Para um rosto missionário da Igreja em Portugal”. De forma simples, incisiva e sintética, foi explicando a raiz, as bases, os conteúdos e as propostas deste documento importante. O diálogo e a partilha foram intercalando a exposição e levando a conclusões sérias e concretas. Percorrendo todos os números da Carta, foi lançando questões sobre o modo de evangelizar, de ser igreja, de viver e testemunhar a fé.
Foi passado um powerpoint com os acontecimentos e vivências da Missão (Azenha do Mar e Malavado), tendo alguns membros da equipa missionários e animadores dado um testemunho da sua participação activa neste momento muito especial para aquelas povoações.


Pelo Centro Diocesano Missionário foram dados a conhecer algumas das suas prioridades: formação de animadores para a missão e na pós-missão; preparação, realização e revitalização das Missões Populares; viver o Outubro miss ionário, com seis vigílias de oração (uma em cada arciprestado); aderir à proposta da Obra Pontifícia das Missão, implementando, nestes próximos cinco anos, a Infância Missionária.
Também foi apresentada uma proposta para se ser “colaborador da missão vicentina”, pela oração pelas missões, pela participação efectiva na Missão ou pela ajuda material para as missões. São formas diferentes de “estar no caminho da missão”, de dar as mãos pela causa do Reino.
A oração da manhã e da tarde foi animada pelas Irmãs Espiritanas da Zambujeira do Mar. o Senhor Bispo, presidiu às Vésperas e encerrou os trabalhos desta jornada, agradecendo a participação de todos, definindo como prioridade diocesana a Missão e a formação dos seus agentes e dando pistas para uma presença laical forte na acção das paróquias, colocando como exemplo o modo de agir do Bom Pastor.
Ficou agendado o 3º Encontro Diocesano de Formação para Animadores, para o Cercal do Alentejo, dia 26 de Maio, das 10h00 às 17h00, no salão da Casa do Povo. Os trabalhos desse dia têm como tema "A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja", a exortação apostólica de Bento XVI, após o Sínodo sobre a Palavra. Será mais um momento de formação e enriquecimento pessoal e pata o bem da comunidade.
Centro Diocesano Missionário

Sem comentários:

Enviar um comentário