terça-feira, 10 de abril de 2012

Centro Diocesano Missionário


Em plena celebração da Missa Crismal, o nosso Bispo, anunciou a constituição do Centro Diocesano Missionário, na sequência da Nota Pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa “Como Eu vos fiz fazei vós também”, para um rosto missionário da Igreja em Portugal, de 17 de Junho de 2010, de acordo com o seu nº 20, bem como nomeou 12 diocesanos para levar por diante a tarefa de animar e coordenar a acção missionária na diocese de Beja e também nela promover a Obra Pontifícia das Missões (1 sacerdote, 1 diácono, 2 religiosas, 2 casais, 2 jovens, 1 catequista e 1 leiga missionária).
O que diz a Carta dos Bispos
“Para se dar à animação e cooperação missionária o lugar a que têm direito, torna-se necessário fazer surgir também na Igreja portuguesa Centros Missionários Diocesanos (CMD) e Grupos Missionários Paroquiais (GMP), laboratórios missionários, células paroquiais de evangelização, que, em consonância com as Obras Missionárias Pontifícias e os Centros de animação missionária dos Institutos Missionários, possam fazer com que a missão universal ganhe corpo em todos os âmbitos da pastoral e da vida cristã (nº 20)”.
“Aconselha-se vivamente que o CMD seja constituído em todas as Dioceses de Portugal. Nele devem convergir todas as forças missionárias a operar na Diocese, integrando sacerdotes, religiosos, religiosas e leigos. O CMD deverá ser o principal Centro propulsor da consciência e do empenho missionário da Igreja Diocesana, ajudando-a a viver a sua identidade missionária traduzida no empenho específico do anúncio do Evangelho a todas as pessoas, em toda a parte. Saberá interagir com os outros organismos pastorais da Diocese em ordem a imprimir uma dinâmica missionária a toda a actividade diocesana. Dará a conhecer e estimulará a participação nas iniciativas missionárias já em curso, assegurará o mais fecundo relacionamento entre a comunidade local e os seus missionários e velará pela boa implantação das OMP no espaço diocesano (nº 21) ”.

Missões Populares
A partir do plano Pastoral Diocesano e indo ao encontro das propostas para a vivência do Ano da Fé, o nosso Bispo fez uma opção pelas Missões Populares. Estas, com os seus tempos de preparação, vivência e continuidade, ajudam a criar comunidades familiares e implementam a formação dos seus animadores e promovem também a pastoral vocacional.
A pedido dos respectivos párocos já se encontram agendadas e em itinerário de preparação várias Missões Populares.Irá a decorrer a primeira, em S. Teotónio (15 a 29 de Abril), seguindo-se uma outra, no Cercal do Alentejo, de 13 a 26 de Maio. Neste ano, ainda acontecerá a de Vila Nova de Santo André (Novembro).
Em 2013, Odemira (Março), Boavista dos Pinheiros (Abril), Vale Água (Maio), Sines (Novembro) e S. Teotónio – Cavaleiro/Fataca (Dezembro) terão a sua Missão. Entretanto, entrarão em pré-Missão para, ao longo de vários meses, se prepararem convenientemente para este momento de graça.

Formação de Animadores
Em Janeiro, fez-se o primeiro encontro de formação de animadores. O segundo, acontece em 28 de Abril, em S. Teotónio, das 10h00 às 17h00. O tema deste encontro será a reflexão sobre a Carta dos Bispos “Como Eu vos fiz fazei vós também”, para um rosto missionário da Igreja em Portugal” e será orientado pelo P. Álvaro Cunha, provincial dos padres Vicentinos.
Seguir-se-ão outros, a começar, pelo encontro do Cercal do Alentejo, a 26 de Maio, sobre a exortação apostólica de Bento XVI, “Verbum Domini – A Palavra De Deus”. Em cada Missão Popular, o último sábado será dedicado à formação dos animadores dessa localidade e das outras onde houve ou haverá Missão. São encontros abertos a todos os diocesanos, com temas variados e dinâmicas diferentes. Também nesse sábado, para a gente nova haverá encontros vocacionais.

Oração Missionária
É propósito do Centro Diocesano missionário fomentar tempos de oração. Na próxima Missão, em S. Teotónio, na sede da paróquia, haverá uma corrente de oração feita por equipas de adultos e das crianças da catequese. Também, no mês de Outubro, está a ser programada uma vigília de oração missionária em cada Arciprestado. Acontecerá desde o último fim-de-semana de Setembro (anúncio da Missão, em Odemira) ao primeiro de fim-de-semana de Novembro (início da Missão, em santo André). Pretende-se, ainda, sensibilizar a gente nova e a de mais idade para esta forma de fazer missão. Deste modo, dar-se-á cumprimento ao pedido do Mestre: “A Messe é grande. Pedi ao Senhor da Messe que envie operários para a Sua Messe”.

P. Agostinho Sousa, Director do CDM

Sem comentários:

Enviar um comentário