terça-feira, 13 de janeiro de 2015

“Fórum - Missão Popular”



1.    A Província Portuguesa da Congregação da Missão (Padres Vicentinos), segundo os seus estatutos, afirma que o “carisma de serviço à evangelização dos pobres deve expressar-se na fidelidade às suas opções fundamentais, investindo cada vez mais forte nas Missões Populares” (Est. Provinciais, art.º. nº 3, &1). “Para tal, e sendo as Missões Populares a opção prioritária, promova o estudo, a reflexão, a formação dos agentes, a dinamização dos três tempos da Missão e a elaboração de material de apoio” (Est. Provinciais, art.º nº 6, &1).
2.    Na penúltima Assembleia, a Província Portuguesa da Congregação da Missão assumiu alguns desafios: Perante as mudanças culturais e religiosas é preciso continuar a repensar e a recriar as Missões Populares que, por carisma e tradição, são a nossa forma específica de evangelizar; e que, em colaborações com as estruturas diocesanas, deve criar estruturas próprias para a formação de leigos em vista da Missão.”
A Congregação da Missão, que tem como lema “Evangelizare pauperibus misit me” (Enviou-me a evangelizar os pobres), está a preparar a 48ª Assembleia geral, que acontecerá no próximo ano de 2016 e cujo tema é: “ Quatrocentos anos de fidelidade ao Carisma e a Nova Evangelização”. A nível interno, realiza-se, no próximo mês de Julho, em Fátima, a Assembleia Provincial, onde os Padres da Missão chamados a renovar a vitalidade missionária e a descobrir as melhores respostas aos desafios da Nova Evangelização.

Em 15 anos, 83 Missões Populares, em 10 Dioceses
A Província Portuguesa da Congregação da Missão tem 10 comunidades em 7 dioceses. Além da pastoral paroquial na maioria dessas dioceses, em quase todas elas, e também em outras nas quais já não tem comunidade, desde o ano 2000 ao ano 2014, foram preparadas e animadas mais de oito dezenas de Missões Populares.
Para responder aos desafios que são lançados pelo Papa Francisco, na Evangelii Gaudium, pelo Superior Geral da Congregação da Missão e também pelo trabalho que vamos desenvolvendo junto das comunidades que servimos, no dia 10 do próximo mês de Abril, em Fátima os Padres Vicentinos vão realizar um “Fórum – Missões Populares”, destinado aos seus Membros, aos Párocos onde se realizaram as Missões, aos Religiosos e Leigos das Equipas missionárias e aos Animadores e participantes nas Comunidades familiares.



Lançamento de inquérito para avaliação e recolha de sugestões e propostas
Pretendemos avaliar o trabalho missionário realizado nos últimos anos nas várias dioceses para responder melhor às inquietações dos párocos e das comunidades. Como base de trabalho para a reflexão e recolha de sugestões, já propusemos a todos eles um inquérito com questões relacionadas com os tempos da Missão (Pré-Missão, Missão e Pós-Missão) e com os métodos e materiais usados nesse tempo de evangelização.


Também contamos com a participação, reflexão, avaliação, propostas e sugestões dos senhores Bispos das dioceses onde aconteceram as Missões Populares. Essa presença e partilha irão ajudar-nos a responder melhor ao nosso carisma e aos desafios da Missão e da Nova Evangelização.
A partir das respostas a este inquérito e das reflexões produzidas nesse encontro pretendemos dar à Missão Popular nos tempos em que vivemos, maior força e dinamismo, apontando um caminho com propostas, etapas e métodos novos e adaptados às realidades a evangelizar.
A diocese de Beja, nestes últimos 15 anos, teve 28 Missões, a maior parte delas nos Arciprestados do Litoral. Alguns sacerdotes e muitos leigos estiveram e estão envolvidos na Missão. A muitos deles foi enviado o inquérito. De todos, esperam-se respostas que nos ajudem a sermos mais fiéis ao nosso carisma, para que saibamos levar às pessoas a Boa Nova de Jesus Cristo, ajudando-as a formar comunidades vivas e empenhadas.

P. Agostinho Sousa, CM



Sem comentários:

Enviar um comentário