segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Aconteceu mais um dia diferente



Aconteceu mais um dia diferente dos outros dias. Foi o dia 18 de Outubro, data da 2ª Jornada Missionária da Diocese de Beja, subordinada ao tema “Família, Dom e Missão”. O local escolhido para este evento diocesano foi a Vila de Aljustrel.
Foram chegando caras conhecidas e a praça de Resistência ficou bem decorada com os sorrisos e a alegria de quem se disponibilizou a partilhar o mistério deste chamamento de Deus, que em jeito de missão nos move, nos abre ao outro e a nós mesmos…
Foi um encontro de todas as idades. Os mais jovens animaram o acolhimento com alegria. A sensação de estarmos no mesmo caminho é uma força que anima e aumenta a esperança.
A oração da manhã, na praça, disponível também para quem passava por ali naquela quentinha e luminosa manhã de sábado, foi um louvor alegre e sentido.

Depois da introdução e da saudação do nosso Bispo, foram apresentados os temas: Namoro e Vocação, com exposição do P. Francisco Encarnação, responsável pela pastoral juvenil e que testemunhos de um par de namorados, da Joana que, nas férias de verão, esteve em Missão em Cabo Verde e dos Jovens Shemá que, em grupo, viveram um tempo de Missão na paróquia de Selmes-Vidigueira.
O tema “Família, Dom e Missão, foi apresentado pelo jornalista Joaquim Franco, que, pegando no tema: “Namoro e Vocação” fez uma abordagem com muita profundidade numa linguagem perfeitamente agradável, tocante e actual, tendo sempre como referência os valores cristãos e uma Igreja que é plural e não monolítica.


Salientando que Deus é sentido, é sentimentos, é sensibilidade, é espírito e Se manifesta pelos sentidos para que O possamos integrar na vida toda e, lembrou também, que a teologia é um farol e a doutrina, um elemento orientador. Ser cristão é seguir um caminho ético exigente.
Depois de um almoço partilhado tivemos um workshop designado “A Magia da Vida”. E foi magia mesmo! Fantástico ver como a linguagem e as “ilusões” apresentadas se uniram com eficácia para falar dos mistérios de Deus e de como a distracção nos impede de ver o que está na frente de nós mesmos…Há linguagens que falam mais do que aparentam. Foi o caso. Bem hajam, todos os que nos permitiram esta experiência.

O momento seguinte foi de Adoração, em espaço preparado para um encontro mais íntimo com o Senhor. Também houve lugar para um testemunho sobre a Igreja que está em profundo sofrimento nos dias de hoje, o qual não podemos ignorar e por quem temos que orar. No mesmo salão estava patente uma exposição de todas as congregações religiosas documentadas com símbolos, biografias e imagens.

Terminámos (o dia) a caminhar e a cantar em procissão com a imagem de Nossa Senhora para a Igreja Matriz de Aljustrel, onde foi celebrada a Eucaristia e de onde fomos todos enviados em missão.
Os temas foram bem escolhidos, interessantes e necessários tanto para os jovens presentes como para os menos jovens que prestam serviço nas paróquias.
Se quem não participou conseguisse perceber “o sabor” deste dia, então não importaria o número real de presenças…
Vale a pena sair quando nos esperam encontros que abrem horizontes e janelas de esperança.

Sebastiana Maria Romana/Mértola

Sem comentários:

Enviar um comentário