terça-feira, 25 de novembro de 2014

MISSÃO EM BICOS E VALE DE SANTIAGO



Compartilhando
"A vida alcança-se e amadurece à medida que é entregue para dar vida aos outros. Isto é, definitivamente, a missão".  
Com a celebração de Santa Catarina de Alexandria, Padroeira de Vale de S. Martinho chegamos ao encerramento das Missões Populares realizadas em 2014 nas Paróquias administradas pelos Milicianos de Cristo (Paróquias de Bicos (Foros da Caiada); Vale de Santiago (Fornalhas-Velhas); S. Martinho das Amoreiras (Aldeia das Amoreiras e Amoreiras-Gare); Colos, Relíquias e Sta Luzia). 

O Papa Francisco diz-nos na sua Exortação Apostólica que "Em qualquer forma de evangelização, o primado é sempre de Deus, que quis chamar-nos para cooperar com Ele e impelir-nos com a força do seu Espírito. A verdadeira novidade é aquela que o próprio Deus misteriosamente quer produzir, aquela que Ele inspira, aquela que Ele provoca, aquela que Ele orienta e acompanha de mil e uma maneiras. Em toda a vida da Igreja, deve sempre manifestar-se que a iniciativa pertence a Deus, «porque Ele nos amou primeiro» (1Jo 4,19) e é «só Deus que faz crescer»  (1Cor 3,7) e EG 12.
Então, e por isso mesmo, o primeiro agradecimento que devemos fazer é a Deus, por ter colocado no coração de tantas pessoas o desejo de dar e de receber, o desejo de anunciar e deixar-se converter pela Boa Nova de Cristo - Rei e Salvador; o desejo de amar, de se disponibilizar, de se encontrar, o desejo de responder a este chamamento e o desejo de conviver (viver juntos no amor, que é o ideal das nossas comunidades e paróquias)

"Quem somos e o que viemos fazer"


Este ano de 2014 foi um ano de graça, pois nos colocou diante da nossa identidade de missionários, num campo específico de celebração e missão no Baixo-Alentejo. Colocarmo-nos diante da nossa identidade é podermos responder com amor e clareza "quem somos e o que viemos fazer". Nós viemos porque acreditamos que a alegria do Evangelho encheu o nosso coração e é isso que viemos repartir: o encontro com Jesus. 
Quero agradecer do fundo do meu coração ao Pe. Agostinho e ao Centro Missionário Diocesano que organizou com minúcia e carinho todo este ano missionário. Sim, pois estamos em missão desde Setembro do ano passado quando começamos os preparativos para a Missão em Colos e Relíquias e que aconteceram naquelas paróquias em Março; depois foi a de Santa Luzia e de São Martinho das Amoreiras e suas comunidades, em Maio, e por fim, em Bicos e Vale de Santiago, neste mês de Novembro, culminando hoje na Solenidade de Jesus Cristo - Rei do Universo e na Festa de Santa Catarina, padroeira da Paróquia de Vale de Santiago, em cuja celebração se encontravam representantes e animadores das várias Comunidades missionadas.
Muito trabalho teve o Pe. Agostinho! Que Deus o recompense por toda a dedicação e atenção que nos deu. 

Missionários e missionárias e outros colaboradores
Quero agradecer aos missionários e missionárias que se empenharam em transmitir a alegria e a bênção do Evangelho de Jesus e pelo desejo de conversão que cresce em cada missão, pois esse testemunho é um testemunho que se renova. Agradeço aos Milicianos de Cristo, às Irmãs do Bom Pastor, aos Servos de Maria do Coração de Jesus, e ao Godfrey Okeke (V.N. Milfontes) que vai ser ordenado diácono da Santa Igreja no próximo dia 08 de Dezembro. A todos, o nosso muito obrigado! 
Um agradecimento a todos os senhores Presidentes das Juntas das várias Freguesias, e representados hoje e aqui na pessoa do Sr. Florival Silvestre, presidente de Vale de Santiago. Todos se mostraram sempre muito solícitos e disponíveis, muitas vezes numa disponibilidade como a de Maria que serviu sem ser solicitada. Também a eles, o nosso muito obrigado! Enfim, um agradecimento muito especial e amigo aos fiéis desta Paróquia de Vale de Santiago e de todas as outras Paróquias  e comunidades administradas por nós, Milicianos de Cristo.


"Dar conta do recado"
O início foi temeroso. Naturalmente, tememos um pouco a novidade  e o compromisso, pois não sabíamos se "iríamos dar conta do recado". Mas com fé, tudo é possível. Todos mostraram que sabem ser solidários, acolhedores, disponíveis e generosos. Isso já é compromisso com o Evangelho. Olhando para trás vemos que não foi difícil e a doce e reconfortante alegria de Evangelizar também inundou o vosso coração.
Não tenho palavras para agradecer todo o trabalho realizado, os almoços, os donativos, a participação nas Eucaristias temáticas e nas 4 Assembleias, nos tempos de oração e no acolhimento à Imagem de Nossa Senhora das Missões. Ainda um agradecimento a todos aqueles que abriram as portas do seu lar para que lá pudesse chegar a paz e a bênção segundo o mandato missionário de Jesus. 
Muito obrigado! A missão continua, nas eucaristias dominicais, no trabalho das equipas comunitárias e paroquiais; nas Assembleias Familiares, nas Pastorais e Movimentos para que, onde houver um irmão a servir, ali estejam os apóstolos de hoje, que somos todos nós. Escutando a voz do “Bom Pastor” em todos os “Nossos caminhos” vivemos “Unidos pela Fé e tornamo-nos “Mensageiros de Maria e de Jesus”.

Pe. Reuber Côgo Daltio, pároco da Milícia de Cristo
23 Novembro de 2014
Solenidade de Cristo Rei


Sem comentários:

Enviar um comentário