quarta-feira, 19 de novembro de 2014

MISSÃO POPULAR NAS PARÓQUIAS MILICIANAS



Quatro carismas: Uma Missão

Em Março a Missão aconteceu em Colos e em Relíquias; em Maio, foi a vez de Santa Luzia e S. Martinho das Amoreiras; agora, Vale de Santiago e Bicos estão em Missão. Todas elas estão ao cuidado pastoral dos Milicianos de Cristo.


A freguesia de Vale de Santiago vai buscar o seu nome à Ordem de Santiago, à qual pertenciam a maior parte dos seus campos e vales. É uma freguesia do interior do concelho de Odemira, situada entre o rio Sado e a ribeira de Campilhas, predominando a planície. Com a reorganização administrativa do território das freguesias implementada em 2013, Vale Santiago recebeu parte do território da extinta freguesia de Bicos (fundada a 25 de Março de 1988), vendo assim a sua área aumentar.
A nível religioso continuam duas paróquias distintas: Vale de Santiago e Bicos, cada qual com mais dois centros de culto: Fornalhas Velhas e Foros da Caiada, respectivamente.
Desde o dia 8 do presente mês de Novembro estas quatro comunidades vivem o tempo forte de Missão. De acordo com o programa que foi elaborado de forma a contemplar todos os lugares, a participação do povo nas acções propostas tem sido muito positiva. Laudes e terço, reuniões das assembleias familiares e celebrações temáticas têm proporcionado momentos muito belos e expressivos. A presença da Imagem de Nossa Senhora das Missões, a primeira Missionária, e as visitas a cada casa e a cada família ajudaram a criar ambiente de partilha e galvanizaram as comunidades para uma presença activa e alegre.
A participação e presença na Missão de D. António Vitalino, neste último domingo, foram muito saudadas e congregou a população dos quatro lugares de culto. Nos Foros da Caiada presidiu à oração de Laudes, em Bicos, à Eucaristia, em Vale de Santiago, à Adoração ao Santíssimo Sacramento e, nas Fornalhas Velhas, de novo, à Eucaristia. A todas as assembleias dirigiu uma saudação de pastor e incentivou a todos a porem a render os dons que o Senhor confere a cada um. Falou do testemunho que, como cristãos, todos devem dar e que, como Igreja, esse testemunho tem que ser alegre e feliz, sem medos nem cansaços.
Um carmelita, o Bispo diocesano, um vicentino, a comunidade dos Milicianos de Cristo e os Servos de Maria do Coração de Jesus, quatro carismas diferentes viveram a mesma Missão, num domingo de Novembro, em Vale de Santiago e suas várias comunidades.



“Unidos pela Fé” e fazendo “o nosso caminho” continuamos, nesta semana, o tempo forte da Missão, a reflectir e a celebrar, a criar encontros e a visitar, a rezar e a cantar, pedindo à “Estrela da Evangelização” que “entregue o seu Jesus ao nosso Alentejo”.


P. Agostinho Sousa, CDM/Beja

Sem comentários:

Enviar um comentário