segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Junto ao mar - Missão em Porto Covo

Com o mar azul em pano de fundo, Porto Covo envolve-nos pelas suas belas paisagens, seja de magníficas praias, seja de planícies tipicamente alentejanas. É uma das duas freguesias do concelho de Sines, com pouco mais de mil habitantes, e foi criada em 31 de Dezembro de 1984.
Junto ao mar, a vocação turística desta terra cumpre-se e é hoje o principal centro dessa actividade no concelho e um dos mais importantes do Alentejo. No Verão, Porto Covo é visitada por milhares de pessoas, vindas dos mais diversos lugares. As praias enchem-se de gente, as ruas têm muito movimento, ouve-se falar várias línguas ou um português, com muitos sotaques. Este fervilhar de gente cria um ritmo e um ambiente bem diferentes em outras épocas do ano.




Campo da Missão
No âmbito religioso, Porto Covo é uma paróquia que tem como padroeira Nossa Senhora da Soledade, cuja festa se celebra em finais de Agosto. Está confiada aos cuidados pastorais do pároco de Sines, P. José Pereira Fernandes. Todos os domingos, à tarde, é celebrada Eucaristia, na pequena Igreja, datada do século XVIII e situada num lugar bem central, o largo Marquês do Pombal.
Nesta paróquia, segundo rezam as crónicas, já houve Missão Popular em 1983 e 1989. Um dos relatos feitos nessa ocasião diz: “Valeu a pena? Todos sentimos que no final da Missão as pessoas de Porto Covo se deram conta de que aconteceu alguma coisa nova e boa. Jesus passou por ali! E tiveram pena de não terem aproveitado melhor. Outros sentiram que a Igreja pode ser outra coisa daquilo que vêm todos os dias. Momentos fortes foram a reunião das comunidades, a celebração para os Idosos (ao menos, alguém se lembrou de nós, diziam alguns) e as celebrações para as crianças. Estas deram o tom de festas à última parte da Missão”.
Foi assim em tempos idos. Agora, de 19 de Janeiro a 2 de Fevereiro, acontece um novo tempo de Missão. Tal como para a Missão de Sines, o anúncio foi feito no 2º domingo de Páscoa. Ao longo dos meses, pela oração e reflexão, preparou-se o terreno, desbravaram-se as dificuldades e levou-se a mensagem às pessoas. E chegou o dia!

Presença da imagem da Senhora das Missões e Envio

Sines e suas comunidades da Missão, entregaram à paróquia de Porto Covo a imagem da Senhora das Missões (oferta do Santuário de Fátima, e assim baptizada pelo povo, por acompanhar o trabalho da Missão). Transportada pelos Bombeiros Voluntários de Sines, foi acompanhada, em cortejo automóvel, por muitas pessoas. A imagem foi acolhida pelas gentes de Porto Covo e, de junto ao mar, todos, em procissão, percorreram a avenida central até á igreja. Foi a Mãe, a convocar os filhos desta terra para este tempo forte de evangelização.
Seguiu-se a Eucaristia, presidida pelo pároco, assistido pelos diáconos Joel e Simão. No momento próprio foi feito o envio dos missionários, dos animadores e dos donos das casas que acolhem as assembleias.
Às comunidades (quatro), às visitas às casas e aos “montes”, aos encontros com crianças e doentes, junta-se, a 25 de Janeiro, um dia de formação para Animadores da Comunidade, orientado pelo Vigário geral da diocese, P. Domingos Pereira, que vai tratar o tema “Iluminados pela Palavra”.
A equipa missionária é composta pelo P. Agostinho Sousa (CM) pela irmã Maria da Conceição Guimarães (Irmãs de Nª S.ª da Caridade do Bom Pastor – Colos) e pelo casal, António Vilhena e Marieta Costa (Paróquia de S. Domingos – Santiago do Cacém).

P. Agostinho Sousa,
CDM/Beja


Sem comentários:

Enviar um comentário