terça-feira, 7 de janeiro de 2014

“Crianças ajudam Crianças” – Infância Missionária


Vieram de longe uns Magos, viram o Menino, adoraram-No, ofereceram presentes e foram por outro caminho. A partir deste acontecimento, rasgam-se as fronteiras e abre-se a porta à universalidade da salvação oferecida pelo Menino de Belém.
Escolhida a solenidade da Epifania para dia da Infância Missionária, muitas foram as paróquias que fizeram deste dia a Festa da Missão, indo ao encontro das propostas feitas pelas Obras Missionária Pontifícias, a partir da caminhada do Advento. Algumas paróquias, por impossibilidade de congregar as crianças por ainda estarem em período de férias, optaram por celebrar esta jornada no próximo domingo, dia do Baptismo do Senhor.
A nível diocesano, a Jornada da Infância Missionária foi celebrada na paróquia de s. João Baptista-Beja, na Igreja do Carmo. A celebração foi presidida por D. António Vitalino e solenizada pelo Coro Infantil desta paróquia. Associaram-se a esta Festa crianças vindas das paróquias da cidade, de modo particular, da de S. Tiago – Sé. A igreja do Carmo estava repleta de crianças, catequistas e pais e os demais fiéis que quiseram associar-se a este momento festivo.

Na procissão de entrada, foram levadas cinco bandeiras, simbolizando os cinco continentes. Neste cortejo, seis crianças levavam outros tantos cartazes, com os nomes dos Arciprestados, simbolizando toda a Diocese.
Além do presépio era bem visível a faixa onde se podia ler “Glória a Deus”. Após a liturgia da Palavra D. António, procurou manter diálogo com as crianças. Realçou a atitude de adoração dos Magos e aproveitou o momento para dar o pleno sentido da palavra adorar, em contraponto à forma como tantas vezes é usada, a propósito de tudo e de nada.

“Com as crianças da África encontramos Jesus”
No momento do ofertório, as crianças trouxeram um mapa da África, lembrando a caminhada de Advento a partir do lema: “Com as crianças da África encontramos Jesus” e colocaram os seus pequenos mealheiros aos pés do altar, os quais se destinavam a dar uma resposta concreta aos 4 projectos assumidos pela Obra da Infância Missionária Internacional, situados no continente africano e que abrangem as áreas da saúde (apoio nutricional), no Sudão, da educação (escola), no Togo, da qualidade de vida (água), no Chade e da fé (catequese), na Guiné-Bissau.
No final da celebração, o responsável da animação missionária da diocese, incentivou as crianças a serem missionárias junto das outras crianças e das suas famílias e agradeceu ao Secretariado da Catequese, à paróquia de S. João Baptista e a todos os catequistas que procuram ajudar as crianças, pelo testemunho e entrega, a encontrar-se com Jesus, conhecendo-O melhor para fazerem o Seu caminho.
Também em Santiago do Cacém, mas a nível da Unidade Pastoral, na Igreja do Castelo, se viveu esta celebração, com a mesma alegria e o mesmo lema: “Crianças ajudam crianças”. Além da animação feita pelas crianças e pelos jovens, um grupo de adultos, encenou o Evangelho com a presença da Sagrada Família e dos Magos.
A estrela a todos conduziu ao encontro de Jesus. Agora, segue-se o novo caminho a dar à vida no testemunho de cada dia.


P. Agostinho Sousa, CDM/Beja

Sem comentários:

Enviar um comentário