quinta-feira, 4 de abril de 2013

Sínodo - A Igreja que queremos ser



Grupos Sinodais em reflexão
O Sínodo da Diocese de Beja, aberto solenemente no passado dia 1 de Dezembro, está a dar os primeiros passos, com a organização dos Grupos Sinodais nas paróquias e com o tempo de reflexão dos temas.
Durante a Quaresma, reuniram-se mais de 120 grupos que se debruçaram sobre o tema: “A Igreja, mistério de Comunhão”. Este primeiro tema, preparado para três encontros, apresenta um caminho a fazer, percorrendo os seguintes tópicos: “Deus Pai quer salvar-nos”, “A missão de Cristo”, “O Espírito santificador e vivificador da Igreja”, “A missão da Igreja”, “Figuras da Igreja”, “ Igreja, Corpo místico de Cristo”, “A Igreja, sociedade visível e espiritual”, “ Um só Espírito, um só baptismo, uma só fé, um só Pão, um só corpo”. Além da exposição doutrinal, o guião apresenta várias questões para o diálogo, sugerindo sempre que sejam elaboradas propostas de acção pastoral para serem apresentadas na assembleia dos animadores de cada arciprestado e, posteriormente, ao Secretariado do Sínodo.
As conclusões deste tema, serão apresentadas na Assembleia Sinodal, no último sábado de Setembro, embora, no dia 1 de Maio, haja uma primeira Assembleia para formação e testemunho, enriquecida com a participação do P. Jorge Guarda, da Diocese de Leiria-Fátima e da Dr.ªPaula Rosado, de Montemor, que partilharão as experiências e vivências das suas dioceses aquando dos respectivos Sínodos.

Continuar a ler - AQUI - 


Sem comentários:

Enviar um comentário