sexta-feira, 26 de abril de 2013

MOMENTOS FORTES: Bodas de prata sacerdotais e Encontro de Religiosos



A segunda semana da Missão tem tido vários momentos celebrativos e temáticos. Até agora, as capelas de Nossa Senhora dos Pobres, em Aldeia Nova e de Nossa Senhora da Conceição de Jungeiros têm sido o palco destes encontros.
Porém, no dia 24 de Abril, em Beja, no Centro Social da Paróquia do Salvador, os Padres Frei Pedro Bravo e Frei João Baptista, carmelitas, celebraram as Bodas de Prata sacerdotais. O P. João Baptista trabalhou durante quatro anos em S. João de Negrilhos e agora, devido a doença, permanece em cadeira de rodas, fazendo o seu múnus pastoral naquele Centro Social, junto dos idosos e dos trabalhadores da Instituição. O P. Paulo do Carmo, a equipa missionária e as irmãs Doroteias, em nome das gentes de S. João de Negrilhos participaram na solene Eucaristia de acção de graças pelo dom do sacerdócio destes dois irmãos. O Bispo diocesano, muitos sacerdotes carmelitas e diocesanos comungaram da alegria de Frei Pedro e Frei João, nesta celebração festiva que teve como tónica permanente a figura do Bom Pastor.


O dia 25 de Abril, um pouco mais liberto de trabalhos, e a exemplo de outros anos, foi preenchido com o Encontro Inter-Diocesano dos Consagrados das Dioceses do algarve, Beja e Évora. Além dos Bispos do Algarve e de Beja, esteve presente D. António Couto, Bispo de Lamego que brindou os presentes com uma reflexão profunda, interpelativa e incisiva sobre “Vida Consagrada – Fé e Profecia”. A equipa missionária e as Irmãs Doroteias de Montes Velhos juntaram-se aos cerca de quarenta religiosos e religiosas da Diocese de Beja. O encontro realizou-se no Centro Paroquial e Social de S. Clemente e, ao todo, os participantes rondavam oito dezenas. Após os três tempos de reflexão pronunciados pelo Bispo de Lamego, a assembleia dirigiu-se para o Santuário de Nossa Senhora da Piedade, também conhecido como Santuário da Mãe Soberana. Aí se celebrou a Eucaristia dando-se por encerrado este encontro muito rico, animado, intenso e importante pois ajudou a aprofundar a raiz da vocação e a beleza da missão.

P. Agostinho Sousa, CDM/Beja

Sem comentários:

Enviar um comentário