segunda-feira, 15 de abril de 2013

São João de Negrilhos acolhe a Missão Popular


São João de Negrilhos é uma freguesia do concelho de Aljustrel, com 76,59 km² de área e 1 468 habitantes (2011). Integra três povoações: Montes Velhos, Aldeia Nova e Jungeiros. A primeira referência à então denominada Aldeia de Negrilhos, ascende a 1532. No censo populacional dessa data refere-se que a localidade se situava a légua e meia a poente da Vila de Aljustrel.
Actualmente os seus habitantes vivem essencialmente da agricultura, com destaque para as culturas arvenses de sequeiro mas onde se destaca, pelo seu dinamismo, as culturas intensivas de regadio de tomate, milho, girassol, pimento, espargos e morangos. Com menos expressão, existe a exploração pecuária através da criação de bovinos, caprinos e ovinos.
A Igreja Matriz data de 1808 e foi mandada construir pelo Bispo da Diocese de Beja. Existe ainda uma capela cuja data exacta não se conhece, mas que terá perto de 400 anos. É a Ermida de Santa Margarida situada na Herdade do Monte S. João, cuja festa se celebra no fim-de-semana mais próximo do dia 7 de Outubro.




Sem comentários:

Enviar um comentário