quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Gratidão e memória




Vida e lema episcopal de D. Manuel Falcão

Omnes unanimes, este foi o lema escolhido por D. Manuel Falcão para o seu episcopado, que começou a 22 de Janeiro de 1967, em Lisboa, cidade e diocese onde nasceu e se formou, primeiro como engenheiro mecânico no Instituto Superior Técnico, curso que terminou em 1945 e, depois, como presbítero, cujo sacramento da ordem recebeu a 29 de Junho de 1951, pela imposição das mãos do Cardeal Patriarca, D. Manuel Gonçalves Cerejeira, que, mais tarde, também lhe daria a plenitude do sacramento da Ordem do episcopado, que exerceu como bispo auxiliar do Patriarca até 24 de Outubro de 1974, data em que foi nomeado bispo coadjutor da diocese de Beja.

Desde 8 de Setembro de 1980 serviu esta Igreja de Beja como seu bispo residencial e a partir de 11 de Abril de 1999 continuou a servi-la como bispo emérito, com sua oração, seus escritos, sua colaboração fraterna com o novo bispo, até que na noite de 20 para 21 de Fevereiro do corrente ano adormeceu tranquilamente no Senhor, como foi encontrado, de rosto sereno, pelas 8,00 horas da manhã, tendo feito a sua vida normal até essa noite, sem de nada se queixar.

O seu lema episcopal, em latim, é uma citação da primeira carta de S. Pedro, capítulo 3, versículo 8, e significa o apelo de S. Pedro à unidade de sentimentos de amor, de misericórdia e de humildade que deve caraterizar os cristãos. É o mesmo pedido da oração sacerdotal de Jesus na última ceia. Que todos sejam um como Ele o é com o Pai e que se amem uns aos outros como Ele nos amou. Nisto se reconhecerá que somos discípulos de Jesus Cristo.
D. António Vitalino
(Da homília das exéquias, em 22 de Fevereiro de 2012)


Sem comentários:

Enviar um comentário