terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Animação Missionária




Festival da Canção para a Missão
Os Jovens Sem Fronteiras (JSF) estão a celebrar 30 anos de vida. Foram fundados pelo Pe. Firmino Cachada em 1983 e são um dos ramos mais jovens da Congregação dos Missionários do Espírito Santo. Os seus objectivos visam sobretudo a formação e a partilha da espiritualidade da congregação de uma forma jovem, e que se traduza em acções concretas de testemunho missionário e solidário Os Jovens Sem Fronteiras são um movimento missionário que se organiza em grupos paroquiais espalhados pelo país inteiro. Procuram fazer a animação missionária nas paróquias consciencializando-as da dimensão universal da Igreja.
Em Castro Verde, mais propriamente em Santa Bárbara dos Padrões, existe um grupo JSF. Conforme testemunharam no Dia Missionário Diocesano em Outubro último, em Almodôvar, uma das suas metas para este ano pastoral, no Alentejo, é a formação de mais grupos de jovens missionários.
No próximo dia 16 de Fevereiro, este grupo de Jovens Sem Fronteiras, vai realizar um festival da "Canção para a Missão", no Cine-Teatro de Castro Verde, pelas 21.30. O tema deste momento musical de cariz missionário é “Fé e Missão” e é um desafio aberto à participação de todos. Este evento jovem, além de proporcionar a alegria do encontro tem uma finalidade solidária a favor do Simão (um miúdo que está com necessidades médicas especificas e que é preciso ajudar com tampinhas e caricas. Além do preço de entrada, a organização convida as pessoas a levarem para o festival as tampinhas que tiverem em casa).
Outra vertente deste momento festivo é a angariação de apoios para a Ponte 2013, uma acção missionária que os JSF organizam todos os anos, no Verão, proporcionando um contacto directo com a Missão em países lusófonos. Para celebrar o 30º aniversário dos JSF, o destino da Ponte deste ano é Moçambique, mais propriamente, Itoculo.
São figuras de cartaz deste Festival da Canção para a Missão o Pedro Mestre e a sua equipa das violas campaniças, e o grupo coral "Os bubedanas" que, apesar do nome, são um grupo de jovens que canta como antigamente. Há alguns grupos já inscritos no festival, um deles, o grupo de Jovens Sem Fronteiras de Corte de Sines, formado á uns meses. As inscrições continuam abertas e quem desejar participar poderá inscrever-se pelo e-mail jsfcastroverde@hotmail.com.
Música e mensagem, alegria e solidariedade, fé e missão, são condimentos para uma noite bem passada, bem como para uma vivência de partilha e de testemunho jovem de quem quer dar à vida sons e cores diferentes, carregados de esperança, de entrega, de generosidade e de aventura.
O cartaz - AQUI - 


Infância Missionária: Mealheiros

Muitas foram as catequeses paroquiais que aderiram à caminhada “com as crianças da Ásia … procuramos Jesus”. As catequistas, as famílias e os párocos empenharam-se em fazer chegar a mensagem aos mais pequenos e aos mais crescidos e todos responderam com as suas renúncias e ofertas para os dois projectos assumidos pelas Obras Missionárias Pontifícias/Portugal: “ajudar as crianças na Índia a terem uma escola onde possam aprender a ler e a escrever como convém; e proporcionar às crianças e aos adolescentes de um orfanato das Filipinas, a poderem ter refeições durante um ano”.
A responsável pelo Departamento Diocesano da Catequese da Infância e da Adolescência, Irmã Helena, perguntou ao Centro Diocesano Missionário como fazer chegar o resultado dos mealheiros ao seu destino. Como é uma experiência nova (pelo menos, mais divulgada), este ano, os catequistas ou os párocos poderão enviar para o Departamento da Catequese ou para a Cúria Diocesana. Para um serviço ou outro, o que importa é que chegue o mais depressa possível, para depois ser encaminhado para as Obras Missionárias Pontifícias. Convém que se mencione sempre o nome da paróquia, escola ou grupo.
Além desta iniciativa para as crianças e com as crianças vão ser implementadas outras para que o espírito missionário vá penetrando na vida dos mais novos. A próxima reunião dos Directores Diocesanos das Missões vai estudar formas concretas para fazer chegar às gerações mais novas caminhos e atitudes que façam descobrir o alcance do “Ide e ensinai todos os povos!”.
O conhecimento e o exemplo de muitos missionários, homens e mulheres, do Alentejo, do nosso país ou de outras partes do mundo que deixaram tudo por amor a Jesus Cristo e à sua Igreja poderão contribuir para se criar este ardor missionário nos mais novos para que, ajudados pelas famílias, catequeses possam descobrir a sua vocação. As Missões Populares com a sua presença e acção nas paróquias, os grupos missionários paroquiais poderão ser outros meios de testemunho e de despertar para o campo da Missão.
Há muito caminho a fazer. Não podemos cruzar os braços ou ficar à espera de milagres. Poucos ou muitos, mais novos ou mais velhos, pela oração e acção, com disponibilidade interior e uma fé empenhada, poderemos transformar o chão duro e seco em terreno fértil e verdejante!

P. Agostinho Sousa, CDM/Beja

Sem comentários:

Enviar um comentário