segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Grupo Missionário paroquial de S. Teotónio anima Missão no Cavaleiro e na Fataca




Na tarde do dia 24 de Novembro as comunidades do Cavaleiro e da Fataca, pertencentes à extensa paróquia de S. Teotónio acolheram a Missão que se prolonga até ao dia 8 de Dezembro. Após um tempo de preparação e de um intenso porta a porta pelos agregados familiares dos centros habitacionais e, sobretudo, pelos montes dispersos, chegou o dia do Envio.
Esta Missão tem a particularidade de ser animada pelo Grupo Missionário paroquial (GMP) de S. Teotónio, liderado pelo pároco, P. Abílio, pelo diácono José Inácio e pelas 3 Irmãs Espiritanas da Zambujeira do Mar e composto por mais uma dúzia de pessoas da paróquia e de algumas das aldeias da periferia. Este grupo, no sentir e impulso da Carta dos Bispos sobre o Rosto missionário da Igreja (nº 20), tem feito uma caminhada de encontros de formação geral e específica para o desempenho e vivência desta tarefa.
No Cavaleiro, na Eucaristia de Envio, os animadores, depois do rito da imposição das mãos, receberam a cruz, símbolo da Missão. Presidiu à Eucaristia o Pároco, sendo concelebrante o Director do Centro Diocesano missionário que fez a homilia e o envio. No ofertório solene foram levados ao altar, além do pão e do vinho, vários sinais e dons, a começar pelas catequeses que serão a base de reflexão nas Assembleias Familiares. Estão previstas 3 Assembleias no Cavaleiro e 2 na Fataca. No final da Eucaristia foi feita a bênção e coroação da Imagem de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da Igreja do Cavaleiro.
De seguida, a equipa missionária e os animadores rumaram até à Fataca, para as instalações da antiga escola primária, onde já se encontrava a comunidade reunida, junto ao andor da Imaculada Conceição, trazido de S. Teotónio. Aqui, após um cântico de louvor, da apresentação dos animadores, da alocução dos padres presentes, convidaram-se as pessoas para as assembleias e foram apresentados os objectivos da Missão. Seguiu-se a oração do terço e a bênção final.
A Missão está na rua, nos montes, nas casas. Que os animadores, com a presença terna da Mãe de Deus e da Igreja, sejam dóceis ao Espírito que os envia e se tornem instrumentos nas mãos de Deus para levar a bom termo e a dar frutos a Missão que agora começou!


P. Agostinho Sousa
CDM/Beja

Sem comentários:

Enviar um comentário