segunda-feira, 30 de abril de 2012

Junto ao mar, em Missão




Para além das longas e verdejantes planícies, a Diocese de Beja estende-se até ao mar. Foi nesta área de sol e trabalho que aconteceu a Missão Popular, mais concretamente, em Azenha do Mar e Malavado, ambas pertencentes à Paróquia de S. Teotónio.
Após vários meses de preparação dos Animadores, a 15 de Abril, domingo da Divina Misericórdia, deu-se o envio da Equipa Missionária, bem como das imagens de Nossa Senhora de Fátima e do Rosário e foram acolhidas pelas populações, com alegria e oração.
Estas duas localidades não têm igreja ou capela. Foi numa garagem e numa sala da comissão de moradores, cedidas para o efeito, que as comunidades se reuniram e celebraram a sua fé. Azenha do Mar, vive da pesca e de algum turismo e é uma aldeia pequena, bastante concentrada, pois todos são vizinhos; Malavado, é mais interior, com campos extensos, vive da agricultura e as casas estão mais espalhadas. Aqui, mensalmente, celebra-se a Eucaristia, no balneário do campo de futebol; na Azenha, não há memória de qualquer serviço religioso, embora haja uma catequista que, em sua casa, vai ensinando os mais pequenos a conhecer o caminho de Jesus.
Depois do “porta a porta”, nos contactos com as pessoas, e da preparação dos locais onde permaneceram as imagens, deu-se início à semana das comunidades e da visita aos doentes. À noite, as pessoas acorriam às casas ou espaços de reunião e, em ambiente de festa e de reflexão, foram acolhendo os temas que, os Animadores, foram partilhando e desenvolvendo. O pároco, P. Abílio, e o P. Agostinho, por sua vez, visitavam os grupos que, à luz da Palavra de Deus, iam descobrindo as maravilhas de um Deus que é Pai, que nos deu o Seu Filho, que nos faz uma só família, a Igreja, de quem Maria é Mãe. Aos poucos, como os discípulos de Emaús, os corações foram aquecendo e descobrindo Aquele que ressuscitou e está vivo. Vários foram aqueles que adquiriram a Bíblia.
A oração diária – Laudes ou Vésperas, com Exposição do Santíssimo – feita na Comunidade de S. Teotónio, também ajudou a preparar o terreno e a rasgar caminhos. As comunidades foram crescendo e o ambiente foi de acolhimento, de alegria e de empenho.

Continuar a ler - Aqui

2º Encontro de Formação de Animadores


Decorreu, em S. Teotónio, o 2º Encontro Diocesano de Formação de Animadores. Marcaram presença de três dezenas: Sabóia, Grândola, Colos e Santa Luzia, Cercal do Alentejo e de S. Teotónio, estas últimas acompanhadas pelos respectivos párocos. A realização da assembleia diocesana da Cáritas e outras programações familiares ou paroquiais, privaram alguns animadores de participarem.
O tema de estudo foi orientado pelo Provincial dos Padres Vicentinos, P. Álvaro Cunha, que desenvolveu, em três módulos, a Carta dos Bispos Portugueses “Para um rosto missionário da Igreja em Portugal”. De forma simples, incisiva e sintética, foi explicando a raiz, as bases, os conteúdos e as propostas deste documento importante. O diálogo e a partilha foram intercalando a exposição e levando a conclusões sérias e concretas. Percorrendo todos os números da Carta, foi lançando questões sobre o modo de evangelizar, de ser igreja, de viver e testemunhar a fé.
Foi passado um powerpoint com os acontecimentos e vivências da Missão (Azenha do Mar e Malavado), tendo alguns membros da equipa missionários e animadores dado um testemunho da sua participação activa neste momento muito especial para aquelas povoações.


Pelo Centro Diocesano Missionário foram dados a conhecer algumas das suas prioridades: formação de animadores para a missão e na pós-missão; preparação, realização e revitalização das Missões Populares; viver o Outubro miss ionário, com seis vigílias de oração (uma em cada arciprestado); aderir à proposta da Obra Pontifícia das Missão, implementando, nestes próximos cinco anos, a Infância Missionária.
Também foi apresentada uma proposta para se ser “colaborador da missão vicentina”, pela oração pelas missões, pela participação efectiva na Missão ou pela ajuda material para as missões. São formas diferentes de “estar no caminho da missão”, de dar as mãos pela causa do Reino.
A oração da manhã e da tarde foi animada pelas Irmãs Espiritanas da Zambujeira do Mar. o Senhor Bispo, presidiu às Vésperas e encerrou os trabalhos desta jornada, agradecendo a participação de todos, definindo como prioridade diocesana a Missão e a formação dos seus agentes e dando pistas para uma presença laical forte na acção das paróquias, colocando como exemplo o modo de agir do Bom Pastor.
Ficou agendado o 3º Encontro Diocesano de Formação para Animadores, para o Cercal do Alentejo, dia 26 de Maio, das 10h00 às 17h00, no salão da Casa do Povo. Os trabalhos desse dia têm como tema "A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja", a exortação apostólica de Bento XVI, após o Sínodo sobre a Palavra. Será mais um momento de formação e enriquecimento pessoal e pata o bem da comunidade.
Centro Diocesano Missionário

segunda-feira, 23 de abril de 2012


Chamados a servir

 1. A riqueza das vocações na Igreja

 A 1 de Maio, dia internacional do trabalhador e na Igreja Católica festa de S. José Operário, padroeiro da diocese de Beja com este título, vamos ordenar um novo presbítero e cinco diáconos permanentes, dezasseis anos depois de D. Manuel Falcão ter ordenado os primeiros quatro, dois celibatários e dois casados. Era intenção de D. Manuel dar continuidade à formação e ordenação de mais diáconos permanentes, mas infelizmente isso não aconteceu, para além de um ordenado já por mim, em 2005. Nesta nota não vou analisar as causas desta morosidade, mas simplesmente mostrar a minha alegria por este acontecimento e convidar toda a diocese a alegrar-se comigo, pedindo também oração pelas vocações do serviço ordenado para a vida e riqueza da nossa igreja de Beja. Por várias vezes tenho alertado para as várias carências da diocese. Os colaboradores ordenados são poucos, 60 ao todo, para a grandeza do território diocesano. A maioria dos presbíteros está sobrecarregada com várias paróquias e múltiplas tarefas. Alguns já contam mais de 80 anos. Nota-se cansaço e falta de criatividade. Isto também aconteceu com os apóstolos, na Igreja nascente. A comunidade de Jerusalém ia crescendo de dia para dia e alguns começaram a queixar-se de que os pobres não eram bem atendidos. Os apóstolos reconheceram isso e decidiram dividir tarefas, alargando a dimensão dos ministros ordenados. Assim surgiram os primeiros sete diáconos, que deram um forte impulso à vida e missão da Igreja. Vale a pena ler o capítulo VI do livro dos Atos dos Apóstolos. Fica-se espantado com a vitalidade da primeira comunidade cristã e também perplexo perante a concentração do ministério ordenado nos presbíteros dos nossos tempos. Precisamos de também hoje ser criativos e saber co-responsabilizar os cristãos na vida e na missão da Igreja. Todos temos de reaprender o exercício colegial e participativo de todos os ministérios ou serviços na comunhão eclesial. Os nossos planos pastorais e o Sínodo diocesano anunciado deverão dar um forte incremento na formação, no discernimento das vocações e na co-responsabilização de todos os cristãos na missão da Igreja. 

Continuar a ler - Aqui - 

domingo, 22 de abril de 2012

Semana de Oração pelas vocações








Oração pelas Vocações
Senhor da messe 
e pastor do rebanho,
faz ressoar em nossos ouvidos
o teu forte e suave convite:
"Vem e segue-me"!
Derrama sobre nós o teu Espírito,
que Ele nos dê sabedoria
para ver o caminho
e generosidade
para seguir a tua voz.
Senhor, 
que a messe não se perca
por falta de operários.
Desperta as nossas comunidades
para a missão.
Ensina a nossa vida
a ser serviço.
Fortalece os que querem
dedicar-se ao Reino,
na vida consagrada e religiosa.
Senhor, 
que o rebanho
não pereça por falta de pastores.
Sustenta a fidelidade
dos nossos bispos,
padres e ministros.
Dá perseverança
aos nossos seminaristas.
Desperta o coração
dos nossos jovens
para o ministério pastoral
na tua Igreja.
Senhor da messe 
e pastor do rebanho,
chama-nos para o serviço
do teu povo.
Maria, Mãe da Igreja,
modelo dos servidores do Evangelho,
ajuda-nos a responder "sim".
Ámen.

terça-feira, 17 de abril de 2012


Começou a Missão em S. Teotónio





A paróquia de S. Teotónio, depois de ter celebrado a data jubilar dos 850 anos da morte do primeiro santo português, de quem herdou o nome, e que fica situada no concelho de Odemira e é a maior do território português, em extensão, voltou-se para a preparação e vivência da Missão Popular, em Malavado e Azenha do Mar, duas das suas muitas pequenas comunidades.
Depois de uma intensa formação dos animadores, com sessões semanais de catequese e de encontros com a população local, no Domingo da Misericórdia, na Igreja Matriz, deu-se início à Missão, com o envio de 2 equipas missionárias, compostas pelo P. Agostinho, coordenador do Centro diocesano missionário, pelo P. Abílio, pároco, pelas 3 Irmãs Espiritanas da Zambujeira do Mar (Irmãs Emília, Ascensão e Gorete), pelo José Inácio, candidato a diácono permanente (será ordenado a 1 de Maio), pelo frei Rafael e por várias leigas missionárias (Julieta, Manuela, Bárbara, Marcelina, Fátima, Glória, Lurdes e Vitória).


Continuar a ler - Aqui - 

domingo, 15 de abril de 2012

Para orar, em Tempo Pascal


Senhor, ensina-nos a viver
e a celebrar dignamente o Mistério Pascal,
Domingo após Domingo,
Páscoa após Páscoa.
Ensina-nos sobretudo a ter tempo
para Te dar e para dar aos outros,
para Te dizer e para Tu nos dizeres,
e juntos, nos dizermos uns aos outros.
Passa outra vez, Senhor.
Dá-nos a mão. Levanta-nos.
Não nos deixes ociosos nas praças.
Sentados à beira do caminho.
Sonolentos.
Desavindos.
A remendar bolsas e redes.
Sacia-nos.
Envia-nos, Senhor.
E partiremos o Pão, o Perdão
Até que cada um de nós nasça irmão.
“Somos nós, somos nós, Senhor,
a prova de que Tu ressuscitaste”.

D. António Couto

terça-feira, 10 de abril de 2012

2º ENCONTRO PARA ANIMADORES


Em S. Teotónio - 28 de Abril de 2012




PROGRAMA


10h00 – Acolhimento (Centro Paroquial)
10h15 - Oração de louvor (Missionárias Espiritanas)
10h30 - Saudação e Apresentação dos participantes
10h45 - Tema: “Como Eu vos fiz, fazei vós também”
- Carta dos Bispos “Para um rosto missionário da Igreja em Portugal”
(P. Álvaro Cunha, Provincial dos Padres Vicentinos)
11h30 – Intervalo, para café
11h45 - Trabalho de Grupos
13h00 - Almoço partilhado (com o que cada um trouxer)
14h30 - Continuação dos trabalhos:
- Partilha sobre a Missão Popular (S. Teotónio)
- Plenário e conclusões
16h00 - Palavra do Senhor Bispo e do Secretariado das Missões
16h30 - Vésperas (Missionárias Espiritanas)
17h00 - Envio


NOTA: O Encontro destina-se:
- Aos Animadores da Missão Popular de S. Teotónio e a todos os Animadores e Responsáveis das Missões Populares que estão calendarizadas nos Arciprestados de Santiago de Cacém e de Odemira (Cercal, Sto André, Odemira, Boavista dos Pinheiros, Sines, Vale Água)
- Aos Animadores de Comunidades Familiares de Missões acontecidas na Diocese
- Aos participantes do 1º Encontro, em Santiago de Cacém e a todos os que se sentem missionários e disponíveis para a Missão.

(Organização do Centro Diocesano das Missões de Beja e da Paróquia de S. Teotónio)

Centro Diocesano Missionário


Em plena celebração da Missa Crismal, o nosso Bispo, anunciou a constituição do Centro Diocesano Missionário, na sequência da Nota Pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa “Como Eu vos fiz fazei vós também”, para um rosto missionário da Igreja em Portugal, de 17 de Junho de 2010, de acordo com o seu nº 20, bem como nomeou 12 diocesanos para levar por diante a tarefa de animar e coordenar a acção missionária na diocese de Beja e também nela promover a Obra Pontifícia das Missões (1 sacerdote, 1 diácono, 2 religiosas, 2 casais, 2 jovens, 1 catequista e 1 leiga missionária).
O que diz a Carta dos Bispos
“Para se dar à animação e cooperação missionária o lugar a que têm direito, torna-se necessário fazer surgir também na Igreja portuguesa Centros Missionários Diocesanos (CMD) e Grupos Missionários Paroquiais (GMP), laboratórios missionários, células paroquiais de evangelização, que, em consonância com as Obras Missionárias Pontifícias e os Centros de animação missionária dos Institutos Missionários, possam fazer com que a missão universal ganhe corpo em todos os âmbitos da pastoral e da vida cristã (nº 20)”.
“Aconselha-se vivamente que o CMD seja constituído em todas as Dioceses de Portugal. Nele devem convergir todas as forças missionárias a operar na Diocese, integrando sacerdotes, religiosos, religiosas e leigos. O CMD deverá ser o principal Centro propulsor da consciência e do empenho missionário da Igreja Diocesana, ajudando-a a viver a sua identidade missionária traduzida no empenho específico do anúncio do Evangelho a todas as pessoas, em toda a parte. Saberá interagir com os outros organismos pastorais da Diocese em ordem a imprimir uma dinâmica missionária a toda a actividade diocesana. Dará a conhecer e estimulará a participação nas iniciativas missionárias já em curso, assegurará o mais fecundo relacionamento entre a comunidade local e os seus missionários e velará pela boa implantação das OMP no espaço diocesano (nº 21) ”.

Missões Populares
A partir do plano Pastoral Diocesano e indo ao encontro das propostas para a vivência do Ano da Fé, o nosso Bispo fez uma opção pelas Missões Populares. Estas, com os seus tempos de preparação, vivência e continuidade, ajudam a criar comunidades familiares e implementam a formação dos seus animadores e promovem também a pastoral vocacional.
A pedido dos respectivos párocos já se encontram agendadas e em itinerário de preparação várias Missões Populares.Irá a decorrer a primeira, em S. Teotónio (15 a 29 de Abril), seguindo-se uma outra, no Cercal do Alentejo, de 13 a 26 de Maio. Neste ano, ainda acontecerá a de Vila Nova de Santo André (Novembro).
Em 2013, Odemira (Março), Boavista dos Pinheiros (Abril), Vale Água (Maio), Sines (Novembro) e S. Teotónio – Cavaleiro/Fataca (Dezembro) terão a sua Missão. Entretanto, entrarão em pré-Missão para, ao longo de vários meses, se prepararem convenientemente para este momento de graça.

Formação de Animadores
Em Janeiro, fez-se o primeiro encontro de formação de animadores. O segundo, acontece em 28 de Abril, em S. Teotónio, das 10h00 às 17h00. O tema deste encontro será a reflexão sobre a Carta dos Bispos “Como Eu vos fiz fazei vós também”, para um rosto missionário da Igreja em Portugal” e será orientado pelo P. Álvaro Cunha, provincial dos padres Vicentinos.
Seguir-se-ão outros, a começar, pelo encontro do Cercal do Alentejo, a 26 de Maio, sobre a exortação apostólica de Bento XVI, “Verbum Domini – A Palavra De Deus”. Em cada Missão Popular, o último sábado será dedicado à formação dos animadores dessa localidade e das outras onde houve ou haverá Missão. São encontros abertos a todos os diocesanos, com temas variados e dinâmicas diferentes. Também nesse sábado, para a gente nova haverá encontros vocacionais.

Oração Missionária
É propósito do Centro Diocesano missionário fomentar tempos de oração. Na próxima Missão, em S. Teotónio, na sede da paróquia, haverá uma corrente de oração feita por equipas de adultos e das crianças da catequese. Também, no mês de Outubro, está a ser programada uma vigília de oração missionária em cada Arciprestado. Acontecerá desde o último fim-de-semana de Setembro (anúncio da Missão, em Odemira) ao primeiro de fim-de-semana de Novembro (início da Missão, em santo André). Pretende-se, ainda, sensibilizar a gente nova e a de mais idade para esta forma de fazer missão. Deste modo, dar-se-á cumprimento ao pedido do Mestre: “A Messe é grande. Pedi ao Senhor da Messe que envie operários para a Sua Messe”.

P. Agostinho Sousa, Director do CDM

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Santa e Feliz Páscoa!


Dia Sacerdotal


Já vem sendo tradição na Diocese de Beja o Dia Sacerdotal, em quarta-feira Santa, quando o Bispo, os presbíteros e diáconos se reúnem para rezar, reflectir, conviver e celebrar.



Na capela do Seminário, a oração de Laudes deu o mote à reflexão da manhã sobre a vida de oração do sacerdote. O Bispo diocesano proferiu uma palestra sobre esta dimensão da vida e acção do presbitério, baseando-se nos documentos mais recentes da Igreja sobre esta área vital para um bom desempenho da missão do sacerdote.
Após este momento importante, teve lugar a refeição fraterna, partilhada por todos, e antecedida por um momento de ternura, animado pelas crianças que cantavam, em uníssono “Como é lindo ver descer pela montanha. Os pés do mensageiro da Paz” e entregavam uma rosa branca a cada sacerdote.
Mais à tarde, houve tempo para que D. António Vitalino desse a conhecer aos presentes alguns assuntos importantes da vida da Diocese: sínodo diocesano, centro diocesano missionário, situação clínica de alguns sacerdotes doentes, ordenação de diáconos e de presbítero, contas diocesanas, simpósio do clero, congresso eucarístico, celebrações jubilares de ordenação sacerdotal, composição de órgãos de consulta e outros.
Já na Sé, pelas 18 horas, deu-se início ao solene pontifical da Missa Crismal, participada por muitos leigos e consagrados. Nesta concelebração os presbíteros renovaram o Sim da sua ordenação sacerdotal, benzeram-se os Óleos dos Doentes e dos Catecúmenos e consagrou-se o santo Óleo do Crisma.
À homilia, o Bispo de Beja salientou a importância desta celebração diocesana, como sinal de comunhão e participação e também de testemunho. Durante a mesma fez o ANÚNCIO do Sínodo Diocesano e deu provisão à Comissão preparatória do mesmo. Também anunciou a criação do Centro Diocesano Missionário, a quem deu provisão.
O coro solenizou esta celebração, a assembleia procurou participar activamente, sendo feitas apropriadas monições para uma melhor vivência dos momentos e ritos.
Este dia sacerdotal, vivido em comunhão de presbitério teve o ponto alto na celebração na Igreja Mãe da Diocese. No “Ide em paz”, foi o envio para as comunidades, grandes ou pequenas, e que preenchem a vasta área que compõe a Diocese. Nestas comunidades, celebram-se os santos mistérios pascais, onde Cristo ressuscitado, nos aparece, caminha connosco, nos aquece o coração, nos congrega para a fracção do pão e nos faz levar a feliz notícia: Cristo está Vivo! Ressuscitou!

P. Agostinho Sousa

PROVISÃO



"Sendo necessário animar e coordenar a acção missionária na diocese de Beja e também nela promover a Obra Pontifícia das Missões, de acordo com o nº 20 da Nota Pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa Como Eu vos fiz fazei vós também, para um rosto missionário da Igreja em Portugal, de 17 de Junho de 2010,
hei por bem constituir o Centro Diocesano Missionário e nomear(...)"

Continuar a ler - Aqui